Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica é anunciada para o Pan de Lima

22.07.2019  |    235 visualizações

Primeira conquista pan-americana da modalidade foi há exatos 20 anos, na edição de Winnipeg-1999

Da Redação, Santo André (SP) – Com um grupo bastante renovado, a Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica foi definida para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, que começarão na próxima sexta-feira (26). A treinadora e Coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Camila Ferezin, selecionou as ginastas Deborah Medrado, Camila Rossi, Nicole Pircio, Vitória Guerra e Beatriz Linhares. No Individual, já estavam selecionadas Natália Gaudio e Bárbara Domingos. O embarque da equipe será no próximo sábado (27).

Para a equipe do Conjunto, o Pan de Lima terá uma importância especial. As meninas brasileiras tentarão manter a hegemonia continental do país nos Jogos. Desde Winnipeg-1999 o Brasil conquistou todas as medalhas de ouro da prova geral por equipe. No Canadá, inclusive, foi quando ocorreu o primeiro ouro da Ginástica Rítmica brasileira.

"Nós temos grandes chances de conquistar a sexta medalha de ouro. Apesar de ter uma equipe jovem e aumentado as dificuldades da coreografia, conseguimos manter uma mesma estrutura de trabalho. Estamos indo para o Pan com praticamente a mesma equipe que foi para a Copa do Mundo de Guadalajara, e naquela oportunidade vencemos nossas principais rivais do Pan. Atualmente o investimento e nível de trabalho de grupo dos países da América, melhorou bastante,  isso torna as competições mais disputadas, mas temos grandes chances e vamos fazer o nosso máximo para conseguir", disse Camila.

A treinadora brasileira também avaliou o desempenho do time brasileiro ao longo da temporada, que confirmou a hegemonia na América do Sul em junho, vencendo o Campeonato Sul-Americano. O Conjunto do Brasil também teve ótimas performances na etapa da Copa do Mundo de Guadalajara (ESP), em maio, alcançando duas finais.

"Acredito que estamos chegando bem preparadas. Nos últimos tempos a equipe evoluiu bastante, elas estão conseguindo executar as séries, que estão bem difíceis, sem cometer falhas. A GR muda a cada dia, e maiores são as exigências. Nossas coreografias de 2019 tem um grau de dificuldade nunca antes realizado, todas as colaborações com muitos critérios para somar à nota final, e isso termina exigindo mais da equipe, mas sinto que elas estão prontas na hora certa para executar as séries. Agora é trabalhar a parte emocional do grupo para ganhar mais confiança e executar as séries como estão executando no treinamento". avaliou Camila. 

Camila Ferezin também falou sobre o aniversário de 20 anos da primeira medalha de ouro do Brasil na Ginástica Rítmica, em Winnipeg-1999, quando ela era uma das integrantes da equipe.

"A conquista de Winnipeg foi muito marcante. Ela foi a precursora, a que abriu as portas. As pessoas não conheciam a GR e de repente, depois daquele Pan, fomos destaque na televisão em rede nacional, com entrevistas e programas falando e mostrando a GR. Depois daquela conquista, o mundo passou a respeitar o Brasil. Para mim é uma grande alegria e emoção fazer parte dessa história. Temos uma tradição conquistada com muito esforço e trabalho, e é por isso que seguimos nessa luta. São 20 anos entre atleta, assistente técnica e treinadora, uma vida dedicada à GR do Brasil", disse Camila.

Programação

Confira a programação da Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Lima (horários de Brasília):
2/8 – Classificatória individual Arco e Bola (15h); classificatória de Conjuntos/ 5 Bolas (17h30)
3/8 - Classificatória individual Maças e Fita e final do Individual geral (15h); classificatória Conjunto/prova mista e final Geral (17h30)
4/8 – Finais individuais por aparelho: Arco e Bola (18h); Final de Conjunto/ 5 Bolas (20h)
5/8 – Finais individuais por aparelho: Maças e Fita (15h); Final de Conjunto/prova mista (17h)


As convocadas

Individual

• Natália Gaudio
• Bárbara Domingos

Conjunto
• Deborah Medrado
• Camila Rossi
• Nicole Pircio
• Vitória Guerra
• Beatriz Linhares

Treinadoras
• Camila Ferezin (Conjunto)
• Monika Queiroz (Individual)

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.