De Lima (PER) – Após uma intensa preparação, que incluiu diversos campings de treinamento e participações em torneios no exterior, a Ginástica Artística do Brasil fará sua estreia neste sábado (27) nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER). E caberá à Seleção Brasileira feminina dar a largada na campanha brasileira em terras peruanas. A partir das 22h30 (horário de Brasília), a equipe participa da prova por equipe, no Ginásio de Villa El Salvador.
A competição poliesportiva das Américas é considerada como parte importante na preparação brasileira para o Campeonato Mundial, que será realizado em Stuttgart (ALE), em outubro, e que definirá a classificação de nove equipes aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
No treinamento de pódio, há dois dias, Jade Barbosa, ginasta mais experiente da equipe, sentiu o joelho após concluir uma acrobacia no solo. Os exames de imagem não constataram nenhuma lesão grave, mas a ginasta ainda segue em avaliação e fará o treino de amanhã. As demais integrantes da equipe do Brasil no Pan-Americano de Lima são Flavia Saraiva, Thaís Fidélis, Carolyne Pedro e Lorrane Oliveira.
Em Lima, o Brasil integra a subdivisão 3 na prova deste sábado, ao lado de Estados Unidos, Peru, Bolívia, Costa Rica, El Salvador e Uruguai.
Para Francisco Porath Neto, um dos treinadores da equipe feminina, o Brasil aproveitou muito bem a forte preparação que fez para o Pan-Americano. “Viemos com o objetivo de nos classificarmos para o maior número de finais possíveis. Estamos com um bom time e com condições de apresentar uma ginástica de qualidade”, afirmou, lembrando que o grande objetivo da temporada é buscar a qualificação olímpica da equipe no Mundial de Stuttgart.
“Embora o Pan seja uma competição muito importante para nós, ele é parte da preparação para o Mundial. Acredito que estamos preparados para dar mais este passo em busca da classificação olímpica”, afirmou o treinador.
Para a presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, a expectativa a respeito da participação brasileira em Lima é a melhor possível. “As equipes fizeram uma preparação técnica muito boa. Estão como sempre prontos para a competição. Nosso objetivo é que eles realizem da melhor forma possível as provas que treinaram e que possamos avançar às finais. Depois, aí tentaremos o maior número de resultados possíveis”, afirmou.
Histórico brasileiro no Pan-Americano
Ao longo de todas as participações em Jogos Pan-Americanos, a Ginástica Artística feminina do Brasil conquistou 21 medalhas. Por equipe, foram cinco medalhas (Caracas-1983, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Toronto-2015). Nas provas individuais, foram 16 medalhas até hoje.
A primeira medalha da Ginástica feminina veio na prova de equipe, em Caracas-1983, formada por Tatiana Figueiredo, Jacqueline Pires, Claudia Magalhães, Miriam Fernandes, Altair Prado e Denilze Campos. Na ocasião, elas ganharam a medalha de bronze.
O primeiro pódio individual foi obtido por Luiza Parente, na prova das assimétricas, no Pan de Indianápolis-1987. Foi com Luiza também a primeira medalha de ouro da Ginástica feminina, nos Jogos de Havana-1991, quando também foi campeã pan-americana nas assimétricas. Em total de medalhas, a ginasta brasileira com maior número de conquistas é Daniele Hypólito, com dez medalhas (três de prata e sete de bronze).
Programação da Ginástica Artística feminina
27/7 – Competição por equipe (a partir das 17h, com o Brasil competindo a partir das 22h30)
29/7 – Individual geral (15h)
30/7 – Finais por aparelho: salto (15h40) e assimétricas (17h10)
31/7 – Finais por aparelho: trave (15h) e solo (16h20)
As convocadas
• Flavia Saraiva (Flamengo-RJ)
• Jade Barbosa (Flamengo-RJ)
• Thaís Fidélis (Cegin-PR)
• Carolyne Mercer Pedro (Cegin-PR)
• Lorrane Oliveira (Flamengo-RJ)
Treinadores
• Valeri Liukin
• Francisco Porath Neto
• Iryna Ilyashenko
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha