Ginástica Masculina do Brasil busca vagas em finais dos Jogos Pan-Americanos de Lima

27.07.2019  |    166 visualizações

Seleção Brasileira faz sua estreia na competição por equipe neste domingo (28), no Ginásio de Villa El Salvador

De Lima (PER) – Confiante após uma boa sequência de treinos nos últimos dias, a Ginástica Artística Masculina do Brasil faz neste domingo (28) sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O time brasileiro participará da competição por equipe a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Ginásio de Villa El Salvador, em Lima.

O Brasil integra a subdivisão 1 no Pan-Americano, quando competirá ao lado de ginastas do Chile, El Salvador, Equador, Uruguai, Porto Rico, Bolívia, Canadá, Argentina e México.

A equipe que veio ao Peru tem como principal nome Arthur Zanetti, campeão olímpico das argolas em Londres-2012 e prata na Rio-2016. Zanetti inclusive foi escolhido pela Panam Sports como um dos embaixadores dos Jogos. Outro nome de destaque no time brasileiro é o de Arthur Nory, bronze olímpico no solo nos Jogos do Rio.

Para Zanetti, mesmo com todo seu currículo não é possível apontar que ele chega com favoritismo nos Jogos de Lima. “Pelo contrário, acho que o Pan é competição muito forte. Encontramos vários de nossos adversários aqui e não é porque fui campeão olímpico que vou chegar como favorito. A competição é igual para todo mundo. Tem que fazer o melhor e quem conseguir isso levará a medalha de ouro”, afirmou. Para o ginasta brasileiro, o foco da equipe não está nos desempenhos individuais e sim no trabalho em conjunto.

“Não estamos pensando em resultados e sim em pegar o maior número possível de finais. O objetivo deste Pan é ter um bom resultado por equipes. Os Jogos de Lima servirão de preparação para o Mundial de Stuttgart, onde temos como meta classificar a equipe para a Olimpíada de Tóquio-2020”, disse Zanetti, que já soma quatro medalhas em Pan-Americanos: duas por equipe (ouro em Guadalajara-2011 e prata em Toronto-2015) e duas individuais, nas argolas (prata em 2011 e ouro em 2015).

Para Marcos Goto, um dos técnicos da Seleção masculina, a equipe ainda não está no seu auge físico e técnico, mas chega forte em Lima. “Temos que estar 100% no Mundial, quando buscaremos a vaga para a Olimpíada, mas conversamos com os atletas e a meta é cada um dar o seu melhor e buscarmos o maior número de presença em finais, além de um pódio por equipe”, afirmou Goto.

Histórico brasileiro no Pan-Americano

Ao longo de todas as participações em Pan-Americanos, a Ginástica Artística masculina do Brasil obteve 20 medalhas. Por equipe, foram seis pódios (San Juan-1979, Indianápolis-1987, Santo Domingo-2003, Rio-2007, Guadalajara-2011 e Toronto-2015). Nas provas individuais, foram 14 medalhas até hoje.

A primeira medalha na Ginástica masculina veio no Pan de San Juan-1979, na prova por equipe, formada por Hélio Araújo, João Ribeiro, Reinaldo Ferreira, Mario Albuquerque, Altair Rodriguez e João Tavarez. Os primeiros pódios individuais vieram nos Jogos de Santo Domingo-2003, com Michel Conceição (prata no solo e bronze no salto), Mosiah Rodrigues (bronze no cavalo com alças e na barra fixa) e Diego Hypólito (prata no salto).

O maior medalhista da Ginástica masculina é Diego Hypólito, com oito medalhas (cinco de ouro e três de prata). Ele também é o maior medalhista individual pan-americano da modalidade na história dos Jogos.

Programação da Ginástica Masculina

28/7 – Competição por equipe (18h30)
29/7 – Individual geral (20h)
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)

Os convocados

• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)

Treinadores

• Marcos Goto
• Cristiano Albino
• Ricardo Yokoyama

Leia também...
24.09.2025

Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto

23.09.2025

Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles

19.09.2025

Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito

14.09.2025

Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha