Ginástica Masculina do Brasil dá show e fica com o ouro por equipe nos Jogos Pan-Americanos

29.07.2019  |    295 visualizações

Equipe brasileira precisou aguardar até a última apresentação dos Estados Unidos para festejar o segundo título da prova na história do Pan

De Lima (PER) – Com direito à emoção até o final, a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER). Neste domingo (28), o time brasileiro venceu a prova por equipe, superando os Estados Unidos por uma diferença de apenas 1,05 ponto, definida somente após o último aparelho. Foi a segunda medalha de ouro da ginástica masculina por equipe em Pan-Americanos, repetindo o feito de Guadalajara-2011.

O time brasileiro teve que torcer da arquibancada, pois se apresentou na primeira subdivisão, enquanto os americanos competiram na segunda sessão da prova, realizada na parte da noite. No final, a Seleção ficou com a medalha de ouro ao somar 250,450 pontos, contra 249,400 dos americanos.

O Brasil ainda terá 12 participações em finais individuais, sendo duas no Individual Geral, que será disputado nesta segunda-feira (29), a partir das 20h (horário de Brasília), no masculino. Arthur Nory e Caio Souza serão os representantes brasileiros nesta prova. Mais cedo (15h), haverá a decisão do Individual Geral feminino, com Flavia Saraiva e Thais Fidélis.

Integrante da subdivisão 1, a Seleção masculina mostrou um desempenho excelente em suas apresentações, sendo muito aplaudida pelo torcedor peruano, que compareceu em bom número ao ginásio de Villa El Salvador. A maior nota do dia foi obtida por Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012, que cravou 15,000 nas argolas. Mas o principal nome da noite foi Arthur Nory, que chegou a quatro finais individuais, entre elas a da prova geral, nesta segunda-feira.

“Muito feliz por termos cumprido um de nossos objetivos. Agora é descansar para já pensar na final”, disse Nory, que havia sido prata por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.
Para Francisco Barreto Júnior, finalista no cavalo com alças e na barra fixa, a espera pela definição do resultado, enquanto eles acompanhavam a prova dos americanos, foi angustiante.

"Ficar na expectativa do outro grupo, não é fácil. Quando passou pelo cavalo com alças, aparelho em que não fomos bem, fizemos umas contas e começamos a sentir o gosto da medalha de prata, porque teve uma nota muito alta de um americano (Brody Malone, 14.500). Após as argolas, quando ficou um ponto de diferença, sabíamos que a vitória estava praticamente certa”, disse Barreto.

Dono da melhor nota individual deste domingo, Arthur Zanetti também falou sobre o sofrimento de torcer pelo resultado do lado de fora da quadra. “É um sofrimento, e eu fazendo as contas todas erradas, já nem sabia o que estava fazendo. Competir antes, ainda mais com os EUA no segundo grupo, que estão com uma equipe excelente, é muito complicado. No final, deu tudo certo”, disse Zanetti, que admite ter ficado preocupado após as notas dos americanos no cavalo com alças.

“Eles são fortes neste aparelho e tiraram uma boa diferença. Na verdade, eles são bem constantes, mas nós levamos a melhor e temos que trabalhar duro para as próximas finais, porque certamente eles virão com tudo”, disse o brasileiro, que estará nas finais das argolas e do solo.

Notas dos brasileiros

Na prova por equipe do Pan-Americano de Lima, as melhores notas por aparelho dos brasileiros foram as seguintes:

Solo: Arthur Nory – 13,750
Cavalo com alças: Francisco Barreto Júnior – 13,950
Argolas: Arthur Zanetti – 15,000
Salto: Luis Porto – 14,550
Paralelas: Caio Souza – 14,850
Barra Fixa: Arthur Nory – 14,400

Finais

Além da final individual, classificaram-se para as finais por aparelho os seguintes ginastas:

Solo: Arthur Nory e Arthur Zanetti
Cavalo com alças: Francisco Barreto Júnior
Argolas: Arthur Zanetti e Caio Souza
Salto: Luís Porto
Paralelas: Caio Souza e Arthur Nory
Barra Fixa: Arthur Nory e Francisco Barreto Jr.

Programação da Ginástica Masculina

29/7 – Individual geral (20h)
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)

Programação da Ginástica Artística Feminina

29/7 – Individual geral (15h)
30/7 – Finais por aparelho: salto (15h40) e assimétricas (17h10)
31/7 – Finais por aparelho: trave (15h) e solo (16h20)

Os convocados

Seleção masculina

• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)

Treinadores

• Marcos Goto
• Cristiano Albino
• Ricardo Yokoyama

Seleção feminina

• Flavia Saraiva (Flamengo-RJ)
• Jade Barbosa (Flamengo-RJ)
• Thaís Fidélis (Cegin-PR)
• Carolyne Mercer Pedro (Cegin-PR)
• Lorrane Oliveira (Flamengo-RJ)

Treinadores

• Valeri Liukin
• Francisco Porath Neto
• Iryna Ilyashenko

Leia também...
24.09.2025

Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto

23.09.2025

Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles

19.09.2025

Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito

14.09.2025

Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha