De Lima (PER) – Após uma boa apresentação no treino de pódio nesta quinta-feira (1º), o Brasil faz nesta sexta (2) sua estreia na Ginástica Rítmica dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. A partir das 15h (horário de Brasília), Natalia Gaudio e Barbara Domingos, pelo individual, além da Seleção de conjunto, iniciam as disputas no Ginásio de Villa El Salvador.
As primeiras a competir serão as atletas do individual. No primeiro aparelho, que será o arco, Natalia será a sexta a competir e Bárbara a décima. A ordem de entrada das brasileiras se repetirá na rotação seguinte, com a bola.
A partir das 17h30, começará a competição do conjunto e o Brasil será o último a se apresentar, no aparelho de cinco bolas.
No sábado (3), estão previstas as apresentações qualificatórias dos últimos aparelhos. Barbara Domingos será a primeira a se apresentar, enquanto Natalia Gaudio será a 14º nas maças e fita, também a partir das 15h às 17h30, começará a apresentação da segunda rotina do conjunto, com três arcos e dois pares de maças.
As medalhas do individual geral e do conjunto serão definidas no próprio sábado. No domingo (4) e segunda-feira (5), serão realizadas as finais por aparelho.
A treinadora do individual do Brasil, Monika Queiroz, acredita que Natalia e Barbara terão uma competição muito dura pela frente. “Elas estão vivendo uma experiência importantíssima em suas carreiras. Representar o Brasil no maior evento esportivo continental é uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou Monika, que prefere não fazer projeção de medalhas. “Espero que elas possam competir mostrando suas séries com mínimo de faltas possíveis. A medalha será consequência”, explicou, lembrando que as maiores rivais serão as ginastas dos Estados Unidos, Canadá, México e Argentina.
Conjunto tenta manter hegemonia
Com uma equipe renovada, a Seleção Brasileira de conjunto tenta manter em Lima a hegemonia em Jogos Pan-Americanos. Desde o Pan de Winnipeg-1999, a equipe conquistou todas as medalhas de ouro por equipe. Em Lima, a técnica e Coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) terá uma equipe formada pelas ginastas Deborah Medrado, Camila Rossi, Nicole Pircio, Vitória Guerra e Beatriz Linhares.
“Estamos com um time jovem e promissor, que está estreando em Jogos Pan-Americanos. Mas apesar destes fatores, viemos preparadas para encarar todos os desafios. Vamos dar nosso melhor e brigar mais uma vez pelo título”, disse Camila, apontando os conjuntos do México e Estados Unidos como os maiores rivais do Brasil na briga pela medalha de ouro.
Histórico de medalhas
Na história da Ginástica Rítmica em Jogos Pan-Americanos, o Brasil ocupa o terceiro lugar no quadro geral de medalhas da modalidade, com 23 no total. Foram 12 de ouro, três de prata e oito de bronze.
Destas medalhas, 15 vieram pela Seleção de conjunto (12 de ouro, duas de prata e uma de bronze). No individual, foram uma de prata e sete de bronze até hoje. O melhor resultado nesta prova foi obtido por Angélica Kvieczynski, prata em Guadalajara-2011. A primeira medalha na história da Ginástica Rítmica do Brasil em Pan-Americanos veio na prova geral de grupo em Havana-1991.
Programação da Ginástica Rítmica em Lima-2019
Dia 2 (sexta-feira)
15h – Classificatória do individual geral (arco e bola)
17h30 – Classificatória do conjunto (cinco bolas)
Dia 3 (sábado)
15h – Classificatória (maças e fita) e final do individual geral
17h30 – Classificatória (3 arcos e 2 pares de maças) e final do conjunto geral
Dia 4 (domingo)
18h – Finais por aparelho individual (arco e bola)
20h – Finais por aparelho conjunto (cinco bolas)
Dia 5 (segunda-feira)
15h – Finais por aparelho individual (maças e fita)
17h – Finais por aparelho conjunto (3 arcos e 2 pares de maças)
As convocadas
Individual
• Natália Gaudio
• Bárbara Domingos
Conjunto
• Deborah Medrado
• Camila Rossi
• Nicole Pircio
• Vitória Guerra
• Beatriz Linhares
Treinadoras
Camila Ferezin (conjunto)
Monika Queiroz (individual)
Chefe de equipe
Bruna Martins
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha