Ginástica Trampolim do Brasil coloca dois atletas na final do Pan-Americano de Lima

04.08.2019  |    191 visualizações

Camilla Lopes Gomes e Rayan Victor Dutra avançam para a final individual, que será realizada nesta segunda (5)

De Lima (PER) – O Brasil terá a presença de dois representantes da Ginástica Trampolim na final da competição válida pelos Jogos Pan-Americanos de Lima. Neste domingo (4), Camilla Lopes Gomes e Rayan Victor Dutra asseguraram vaga nas finais individuais, que serão realizadas nesta segunda-feira, no Poliesportivo de Villa El Salvador. A terceira representante da equipe, Alice Hellen Gomes, cometeu um erro em sua série e não conseguiu se classificar. As finais serão nesta segunda-feira (5), a partir das 19h (horário de Brasília).

O primeiro a se apresentar neste domingo foi Rayan Dutra, que após os dois saltos, somou um total de 103,440 pontos e terminou o qualificatório na quarta colocação. “A série obrigatória foi muito boa. Troquei um elemento no final, mas no geral ocorreu tudo bem. Já minha série livre foi totalmente nova e teve um bom resultado. Estou feliz demais de ter chegado à final do Pan”, disse Rayan, que espera mais dificuldades na final desta segunda-feira.

“Hoje todos fizeram série mais tranquilas, creio que amanhã  vai ser difícil. Os mais experientes estarão na final e será duro. Farei uma série bem difícil, com grau de dificuldade 15.8, nunca fiz isso numa competição. Mas estou pronto para competir”, explicou.

Melhor brasileira no Mundial de 2018, quando terminou em 14º lugar, Camilla Gomes fez uma ótima série, terminando em segundo lugar, somando 99,375 pontos. “O objetivo era fazer as duas séries completas e conseguir me classificar na melhor posição possível. No trampolim, a ordem de apresentação na final é reversa, então quem se classificou na frente entrará por último na final. Isso é bom, porque podemos observar o desempenho das outras adversárias”, disse Camilla.

A brasileira inclusive já começou a pensar na final tão logo deixou sua apresentação. “O objetivo inicial foi cumprido e agora é seguir focada para a final, quando tudo fica zerado. O que houve hoje já passou e agora é dar o meu melhor na briga pelas medalhas. No qualificatório, acabei diminuindo um pouco o grau de dificuldade, só por segurança, mas na final apresentarei a série que vinha treinando”. Alice Hellen Gomes cometeu uma falha em sua segunda apresentação e terminou em 11º lugar (53,320).

Para Tatiana Figueiredo, treinadora e coordenadora das Seleções de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), ter colocado dois atletas na final do Pan-Americano foi extremamente positivo. “O trampolim é um esporte de muita precisão e uma saída que se dá em falso acaba afetando o próximo salto> os três estavam bem preparados, mas infelizmente a Alice cometeu esta falha. Porém, conseguimos botar dois atletas na final e amanhã zera tudo. Será uma nova competição e eles têm que se manter bem tranquilos, com a cabeça no lugar, para ter um bom rendimento”, afirmou a treinadora brasileira.

Programação da Ginástica Trampolim no Pan de Lima

Dia 5 (segunda-feira)

19h – Final individual masculino

19h40 – Final individual feminino

Os convocados

  • Rayn Victor Dutra (masculino)
  • Camilla Lopes Gomes (feminino)
  • Alice Hellen Gomes (feminino)

Treinadora

  • Tatiana Figueiredo

Chefe de Equipe

Diego Satiro

 

 

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.