Brasil fica com o bronze no Conjunto nas finais por aparelho da Ginástica Rítmica do Pan de Lima

04.08.2019  |    176 visualizações

Equipe brasileira terminou em terceiro na prova das cinco bolas, nesta segunda (5), o Brasil participa de mais três finais, no Individual e Conjunto

De Lima (PER) – No primeiro dia de finais por aparelho da Ginástica Rítmica dos Jogos Pan-Americanos de Lima, o Brasil ficou com a medalha de bronze no Conjunto. Neste domingo (4), no Poliesportivo de Villa El Salvador, as meninas brasileiras fizeram uma boa apresentação e terminaram no pódio com a nota 22,500. A medalha de ouro foi para o México, enquanto os Estados Unidos terminaram com a prata.

Nas finais individuais, Barbara Domingos chegou perto da medalha, ao terminar em quarto lugar na prova da bola, com a nota 17,200. No arco, ela terminou em quinto, alcançado 16,650. Na mesma prova, Natalia Gaudio ficou em oitavo, com 14,550.

Nesta segunda-feira (5), acontecerá o último dia da Ginástica Rítmica no Pan-Americano. A partir das 15h (horário de Brasília), serão realizadas as finais individuais por aparelho das maças e da fita, com a participação Natalia Gaudio e Barbara Domingos. Já o Conjunto disputará a final da prova mista (três bolas e dois pares de maças).

Barbara Domingos, que por muito pouco não levou uma medalha na bola, ficou feliz com seu desempenho. “Saio satisfeita com meu desempenho, apesar de as notas não terem sido o que a gente esperava, tanto no arco como na bola, que quase deu medalha. Agora, tenho mais dois aparelhos e como me classifiquei com a segunda melhor nota na fita, chego com muita confiança para mais uma final”, afirmou.

Conjunto leva mais um bronze

Na final do Conjunto, prova das cinco bolas, o time brasileiro cometeu um erro em sua apresentação, mas manteve a concentração até o final e terminou com a nota 22,500, que lhe rendeu a medalha de bronze. Houve um momento de tensão quando a treinadora de Cuba pediu revisão de nota, após sua apresentação que lhe rendeu a nota 22,150. Após alguns minutos de muita expectativa, o recurso foi rejeitado e o Brasil pôde festejar mais uma medalha no Pan de Lima.

“A gente já estava treinando a série para amanhã quando vimos que Cuba entrou com recurso. Ficamos um pouco nervosas, mas felizmente conseguimos ficar com a nossa medalha”, disse a capitã do quinteto brasileiro, Deborah Medrado, que elogiou o poder de concentração do time.
“A apresentação foi boa, mas infelizmente tivemos uma falha grave. O mais importante foi que conseguimos nos recuperar. Agora, vamos para mais uma final, outra oportunidade de ficarmos com nova medalha. Tudo o que a gente deseja é cravar a série. A nota e a medalha serão consequência disso”, afirmou a ginasta brasileira.

Para Camila Ferezin, técnica e Coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), o erro na apresentação não tira o brilho da participação do jovem time brasileiro. “Treinamos muito na parte da manhã esta coreografia da bola, mas infelizmente aconteceu aquele erro. De qualquer forma, isso não tira o brilho desta medalha de bronze, que teve um gosto muito especial”, afirmou. Para a final desta segunda-feira, Camila se mostra confiante.

“Temos totais condições de brigar pelo ouro. Elas são jovens e essa inexperiência está pesando um pouco, mas acredito que a final da prova mista será a chance para elas cravarem a série”, explicou a técnica brasileira. Sobre o recurso de Cuba, que poderia custar a medalha do Brasil, Camila disse que seria difícil ter sucesso. “O grau de dificuldade da nossa coreografia tem muito mais pontos do que Cuba, então isso fez a diferença”, afirmou Camila.

Programação da Ginástica Rítmica em Lima-2019

Dia 5 (segunda-feira)
15h – Finais por aparelho individual (maças e fita)
17h – Finais por aparelho conjunto (3 arcos e 2 pares de maças)
* Observação (horário de Brasília)

As convocadas

Individual

• Natália Gaudio
• Bárbara Domingos

Conjunto

• Deborah Medrado
• Camila Rossi
• Nicole Pircio
• Vitória Guerra
• Beatriz Linhares

Treinadoras

• Camila Ferezin (conjunto)
• Monika Queiroz (individual)

Chefe de Equipe

Bruna Martins

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.