Da Redação, São Paulo (SP) – O Brasil encerrou neste domingo (22) sua participação na etapa da Copa do Mundo de Trampolim disputada em Khabarovsk, na Rússia. A competição serviu como preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, marcado para Tóquio (JAP), no final de novembro. E os resultados dos ginastas brasileiros foram positivos.
No sábado (21), destaque para os bons desempenhos no Trampolim Individual de Camilla Lopes Gomes, no feminino, e Rayan de Castro Dutra, no masculino, que alcançaram suas melhores pontuações em competições internacionais. Camilla terminou em 14º lugar, com a nota 102,055, enquanto Rayan foi o 23º, com 108,775. Ainda pelo Individual, Alice Hellen Gomes ficou em 25º (100,550) e Rafael Andrade ficou em 59º (67,540).
Neste domingo, a dupla Camila e Alice participaram do Sincronizado, avançando no qualificatório com a quinta melhor nota (86,940). Na final, ficaram novamente em quinto lugar (46,740).
Para a treinadora e coordenadora de seleções de Ginástica de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Tatiana Figueiredo, o desempenho da equipe brasileira nesta competição foi muito bom. “Estamos melhorando a pontuação total a cada etapa das Copas do Mundo e continuamos pontuando para o ranking olímpico”, afirmou, que também ficou satisfeita com a performance na prova do Sincronizado.
“Elas competiram muito bem aqui na Rússia. As notas de execução e sincronismo foram boas. Porém, para as próximas etapas da Copa do Mundo, vamos tentar aumentar o grau de dificuldade”, explicou.
As Copas do Mundo de Ginástica Trampolim são uma das opções de classificação para a Olimpíada de Tóquio-2020. As outras são o ranking olímpico – que classificará 16 ginastas de cada gênero – e as vagas via Campeonatos continentais.
A próxima etapa da Copa do Mundo de Trampolim será realizada em Valladolid (ESP), entre 5 e 6 de outubro.
Representaram o Brasil na Copa do Mundo de Khabarovsk as ginastas Alice Hellen Gomes e Camilla Lopes Gomes (Individual e o Sincronizado), no feminino, e Rafael Andrade e Rayan de Castro Dutra (Individual), no masculino. Os treinadores são Tatiana Figueiredo e Alexandre Rungue Pereira. Completam a delegação o fisioterapeuta José Carlos Brandão e a árbitra Eliane Simão.
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha