Da Redação, São Paulo (SP) – Como parte da programação do Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Rítmica Pré-Infantil e Juvenil, foi realizada para treinadores e dirigentes das equipes uma palestra do Programa de Ética e Integridade implantado pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). O tema foi apresentado pelo presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da ginástica e do Comitê de Ética e Integridade da CBG, Fernando Silva Junior.
“Nestes encontros, temos a oportunidade de demonstrar e esclarecer as circunstâncias mais comuns que afrontam a integridade, como assédios e abusos, manipulação de resultados, doping, racismo, preconceito e discriminação. Também apresentamos algumas sugestões para que sejam evitadas estas situações lamentáveis”, explicou Silva Júnior.
Segundo o presidente do STJD da ginástica e do Comitê de Ética, em palestras como esta, o objetivo proposto é, da forma mais didática possível, demonstrar aos atletas, membros de comissão técnica, árbitros e dirigentes a importância de medidas preventivas. “Em última instância, as palestras têm o objetivo de preservar e garantir um saudável ambiente para a prática da modalidade e para as competições esportivas organizadas”, explicou.
Fernando Silva Junior ressalta o total apoio da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) para a implantação das práticas deste programa. “Contamos com total apoio da presidente da CBG, Luciene Resende, para que o Programa de Ética e Integridade seja levado a efeito pelo STJD e pelo Comitê de Ética, órgãos que atuam com total liberdade. Temos a pretensão de levar este programa a todos os segmentos da Ginástica, quer seja porque temos constatado o interesse daqueles que têm participado desses encontros, quer seja porque a maior capilaridade do conhecimento transmitido irá refletir na diminuição de medidas disciplinares aplicadas”, explicou o presidente do STJD da ginástica e do Comitê de Ética e Integridade da CBG.
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual
Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.