Stuttgart (ALE) – O ginasta brasileiro Arthur Zanetti terminou em quinto lugar na final das argolas, no Hanns Martin Schleyer Halle, em Stuttgart. O brasileiro melhorou sua nota em relação ao qualificatório, ficando com 14,725, mas terminou fora do pódio. A medalha de ouro acabou com o turco Ibrahim Colak (14,933), a prata foi para o italiano Marco Lodadio (14,900) e o bronze ficou com o francês Samir Ait Said (14,800).
Após a prova, o brasileiro fez sua avaliação da prova. “Fiz minha melhor prova desde que a gente chegou na Alemanha. Acho até que em todo ano foi uma das minhas provas mais encaixadas. Ainda preciso olhar o vídeo e ver se foi perfeita ou não, o que precisa melhorar. Mas o objetivo neste Mundial era a classificação para as Olimpíadas da equipe masculina e isso foi alcançado. Agora é trabalhar para os Jogos de Tóquio-2020, focando em uma nova participação olímpica”, disse Zanetti.
Segundo Marcos Goto, treinador-chefe da Seleção masculina, o ginasta brasileiro fez uma boa prova, em sua avaliação. “Arhur fez a prova dele, esteve muito bem hoje. O objetivo dele e do grupo neste Mundial era a classificação olímpica da equipe. Por exemplo, o grego [Eleftherios Petrounias], mesmo fazendo uma série com nota melhor do que a do Arhur, está fora dos Jogos. O que viemos para fazer aqui, nós conseguimos. Inclusive nos superando após uma falha no primeiro aparelho. Agora temos nos preocupar com a preparação para a Olimpíada, o trabalho para Tóquio-2020 já vai começar”, disse Goto.
Flavinha e Nory nas últimas finais
O último dia do Mundial de Stuttgart, neste domingo (13) reservará a participação de dois brasileiros nas finais individuais, a partir das 8h (horário de Brasília). No feminino, Flavia Saraiva participará da disputa de medalhas no solo e na trave. No qualificatório, Flavinha teve as notas 13,833 (7ª) e 13,700 (5ª), respectivamente. No masculino, Arthur Nory participará da final da barra fixa. Na classificação, ele alcançou a quarta melhor nota (14,600).
Pela lista de partida, será a última a se apresentar na final da trave, que começará às 8h38.No solo, cuja final começará às 10h25, ela será a sexta a competir. A última final do dia será a da barra fixa, a partir das 11h05 e Arthur Nory será o quinto a competir.
Programação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística
13/10 (Domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino
O Brasil no Mundial de Ginástica Artística
Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ)
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva
Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo
Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2
Treinadores
Marcos Goto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama
Chefe da equipe
Leonardo Finco
Chefe de delegação
Henrique Motta
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual
Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.