Stuttgart (ALE) – O ginasta brasileiro Arthur Zanetti terminou em quinto lugar na final das argolas, no Hanns Martin Schleyer Halle, em Stuttgart. O brasileiro melhorou sua nota em relação ao qualificatório, ficando com 14,725, mas terminou fora do pódio. A medalha de ouro acabou com o turco Ibrahim Colak (14,933), a prata foi para o italiano Marco Lodadio (14,900) e o bronze ficou com o francês Samir Ait Said (14,800).
Após a prova, o brasileiro fez sua avaliação da prova. “Fiz minha melhor prova desde que a gente chegou na Alemanha. Acho até que em todo ano foi uma das minhas provas mais encaixadas. Ainda preciso olhar o vídeo e ver se foi perfeita ou não, o que precisa melhorar. Mas o objetivo neste Mundial era a classificação para as Olimpíadas da equipe masculina e isso foi alcançado. Agora é trabalhar para os Jogos de Tóquio-2020, focando em uma nova participação olímpica”, disse Zanetti.
Segundo Marcos Goto, treinador-chefe da Seleção masculina, o ginasta brasileiro fez uma boa prova, em sua avaliação. “Arhur fez a prova dele, esteve muito bem hoje. O objetivo dele e do grupo neste Mundial era a classificação olímpica da equipe. Por exemplo, o grego [Eleftherios Petrounias], mesmo fazendo uma série com nota melhor do que a do Arhur, está fora dos Jogos. O que viemos para fazer aqui, nós conseguimos. Inclusive nos superando após uma falha no primeiro aparelho. Agora temos nos preocupar com a preparação para a Olimpíada, o trabalho para Tóquio-2020 já vai começar”, disse Goto.
Flavinha e Nory nas últimas finais
O último dia do Mundial de Stuttgart, neste domingo (13) reservará a participação de dois brasileiros nas finais individuais, a partir das 8h (horário de Brasília). No feminino, Flavia Saraiva participará da disputa de medalhas no solo e na trave. No qualificatório, Flavinha teve as notas 13,833 (7ª) e 13,700 (5ª), respectivamente. No masculino, Arthur Nory participará da final da barra fixa. Na classificação, ele alcançou a quarta melhor nota (14,600).
Pela lista de partida, será a última a se apresentar na final da trave, que começará às 8h38.No solo, cuja final começará às 10h25, ela será a sexta a competir. A última final do dia será a da barra fixa, a partir das 11h05 e Arthur Nory será o quinto a competir.
Programação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística
13/10 (Domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino
O Brasil no Mundial de Ginástica Artística
Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ)
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva
Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo
Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2
Treinadores
Marcos Goto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama
Chefe da equipe
Leonardo Finco
Chefe de delegação
Henrique Motta
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha