Da Redação, São Paulo (SP) – Com a presença de várias promessas da nova geração da Ginástica Artística, a cidade de Natal já está pronta para receber o Campeonato Brasileiro CAIXA Juvenil e Pré-Infantil. A competição, que começa nesta sexta-feira (8), será realizada no ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.
O Brasileiro CAIXA Juvenil e Pré-Infantil reunirá 170 ginastas representando um total de 27 clubes de dez estados brasileiros, tendo como foco dar oportunidade para que as revelações da Ginástica Artística do Brasil possam mostrar seu potencial. Segundo Robson Caballero, coordenador técnico da Ginástica Artística masculina da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), as duas competições terão características diferentes.
“Na categoria Pré-infantil, as crianças competem a partir dos nove anos, tanto no masculino, quanto no feminino. Esta é a primeira categoria onde há campeonato nacional, o que é importantíssimo para o desenvolvimento técnico das crianças. Temos somente provas obrigatórias com o objetivo de direcionar o desenvolvimento técnico dos ginastas, da do um suporte técnico aos treinadores. Já na Juvenil, os ginastas competem em provas livres. Estão ainda em formação, se preparando para entrar na categoria principal, a adulta”, afirmou.
Entre os inscritos para o Brasileiro CAIXA, destaque para a presença de Diogo Soares, da Academia Pira Olímpica (SP), que foi duas vezes medalhista na Olimpíada da Juventude de Buenos Aires-2018 e medalha de prata no Mundial juvenil disputado na Hungria, este ano. Esta será a despedida de Diogo na categoria juvenil, que passará a competir no adulto no ano que vem.
Confira a programação do Brasileiro CAIXA Juvenil e Pré-Infantil
Sexta-feira (8)
9h30 às 12h – Competição individual geral e final por equipe Juvenil (feminina e masculina)
Sábado (9)
14h30 às 17h25 – Competição Pré-Infantil (masculina)
14h30 às 17h – Competição Pré-Infantil subdivisão 1 (feminina)
18h10 às 20h40 – Competição Pré-Infantil subdivisão 2 (feminina)
Domingo (10)
9h às 9h50 – Competição livre nos aparelhos Juvenil (masculina)
10 às 13h – Competição Juvenil – finais por aparelho (masculina)
10 às 12h – Competição Juvenil – finais por aparelho (feminina)
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual
Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.