Camilla Lopes avança para a semifinal do Mundial de Ginástica Trampolim do Japão

28.11.2019  |    136 visualizações

Ginasta brasileira terminou o qualificatório em Tóquio na 19ª posição e buscará uma vaga na final no sábado (30). Seleção Brasileira disputa as provas sincronizadas na madrugada desta sexta-feira (29)

De Tóquio (JAP) - No primeiro dia de disputa do Campeonato Mundial de Ginástica Trampolim, que está sendo realizado em Tóquio (JAP), o Brasil avançou para a semifinal do Trampolim Individual feminino. Principal nome da modalidade no país, Camilla Lopes Gomes terminou em 19º lugar no qualificatório realizado nesta quinta-feira (28) e assegurou uma vaga entre as 24 ginastas que disputarão a semifinal, prevista para sábado (30). Os demais brasileiros que disputaram o qualificatório não avançaram de fase na competição.

Melhor brasileira classificada (16º) no ranking da FIG (Federação Internacional de Ginástica) do Trampolim, Camilla obteve 47,210 na primeira série e 54,145 na segunda, totalizando a nota 101,355. No último Mundial, disputado em São Petersburgo (RUS) no ano passado, Camilla também avançou para a semifinal, quando terminou em 14º lugar, melhor colocação da Ginástica Trampolim do Brasil em Mundiais.

Se conseguir chegar à final, Camilla Lopes Gomes também irá assegurar uma vaga para o Brasil na Olimpíada de Tóquio-2020.

Entre os demais brasileiros que participaram do qualificatório do Individual, o melhor desempenho foi de Rayan Dutra, 28º no masculino (108,740) e segundo reserva da semifinal

Também participaram da eliminatória, pelo feminino: Alice Gomes, em 31º (99,040); Daienne Lima, em 41º (97,670); e Ingrid Souto Maior, em 55º (93,280). Pelo masculino, participaram Lucas Júnior Tobias, em 52º (104,195); Rafael Andrade, em 64º (101,855); e Carlos Ramirez Pala, em 84º (78,590).

Na madrugada desta sexta-feira (29), a partir da 1h (horário de Brasília), a Seleção Brasileira participa das disputas do Trampolim Sincronizado, com as duplas Camilla Lopes/Alice Gomes, Daienne Lima/Ingrid Souto Maior e Rafael Andrade/Rayan Dutra.

A palavra dos treinadores

Confira agora a análise dos treinadores a respeito da performance dos ginastas da Seleção Brasileira no primeiro dia do Mundial:

Tatiana Figueiredo

“Fiquei satisfeita com o aproveitamento de 100% da equipe feminina. As meninas acertaram suas séries, mesmo com algumas tendo erros de troca de elementos. A própria Camilla poderia ter melhorado um pouquinho a primeira série. Mas estamos felizes  pelo fato de ela ter conseguido se classificar para a semifinal, foi um excelente resultado. Agora é focar no sincronizado.”

“A Ingrid também foi bem, conseguiu fazer as duas séries. Teve um pouco de dificuldade na primeira, mas foi até o final e isso me deixou bem satisfeita.”

“O Rafael teve uma boa apresentação, mas infelizmente cometeu uma falha no último salto, quando dobrou um pouco a perna na saída e acabou desequilibrando e perdendo um ponto no final da série. Isso acabou prejudicando o resultado final.”

Silton Furiati Santos

“O Rayan está disputando o primeiro Mundial adulto dele e acredito que foi muito bem. O primeiro objetivo é que ele estivesse confiante para fazer as duas séries e isso aconteceu. A primeira delas foi muito boa, quando teve uma ótima pontuação. A segunda foi boa também, mas não tão boa quanto ele é capaz de fazer. A nota final dele foi dentro do esperado, perto do que fez ao longo deste ano.”

“A Daienne foi bem na competição, porém cometeu alguns erros na segunda série que resultaram numa pontuação final baixa dentro do normal dela. Porém, por ser uma competição de grau técnico muito elevado, a gente considera que a participação dela foi boa, por ter cumprido as duas séries e mostrar o quanto estava preparada para este momento.”

Estácio Fonseca da Costa

“O Lucas, por ser a primeira participação em Mundial adulto, estava tranquilo. Fez uma primeira série muito boa. Na segunda, teve um deslocamento no segundo elemento, que comprometeu a série dele, mas conseguiu fechar uma boa apresentação. O Ramirez fez uma primeira série boa mas teve dificuldade de terminar a segunda série.”

Alexandro Pereira

“Infelizmente, as séries da Alice não saíram como o esperado. Ela vinha de bons treinos antes desta competição, inclusive no aquecimento. Mas na hora da prova, ela cometeu erros que comprometeram muito a nota final dela. Essa série com a nota mais baixa infelizmente tirou-a da semifinal.”

A programação do Mundial de Ginástica Trampolim

Dia 29 (Sexta-feira)

Trampolim Sincronizado feminino (qualificatório) – 1h

Trampolim Sincronizado masculino (qualificatório) – 1h

Dia 30 (Sábado)

Trampolim Individual feminino e masculino (semifinal) – 3h

Trampolim Sincronizado feminino e masculino (final) – 6h25

Dia 1º (Domingo)

Trampolim Individual feminino (final) – 3h25

Trampolim Individual masculino (final) – 4h

*Obs: Horários de Brasília

 

A delegação do Brasil no Mundial de Ginástica Trampolim adulto

Individual feminino

Alice Hellen Gomes

Camilla Lopes Gomes

Daienne Cardoso Lima

Ingrid Souto Maior

Individual masculino

Carlos Ramirez Pala

Lucas Júnior Tobias

Rafael Oliveira Andrade

Rayan de Castro Dutra

Sincronizado masculino

Rafael Oliveira Andrade

Rayan de Castro Dutra

Sincronizado feminino 1

Alice Hellen Gomes

Camilla Lopes Gomes

Sincronizado feminino 2

Daienne Cardoso Lima

Ingrid Souto Maior

Treinadores

Alexandro Rungue Pereira

Estácio Fonseca da Costa

Silton Furiati Santos

Tatiana Cano Figueiredo

Leia também...
19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.

17.07.2025

Etapa de Milão da Copa do Mundo de GR começa nesta sexta-feira (18)