Diogo Soares representa o Brasil em Milwaukee neste sábado

05.03.2020  |    257 visualizações

Medalhista no Mundial Juvenil e nos Jogos Olímpicos da Juventude, testa seu desempenho na prestigiosa American Cup All Around

Da Redação, São Paulo (SP) - Diogo Soares fez história em 2019, com a prata nas argolas na primeira edição do Mundial Juvenil, em Gyor, na Hungria. Mas o jovem ginasta piracicabano está cheio de gás, e pretende continuar escrevendo páginas gloriosas em 2020. Neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), terá início a participação dele na American Cup All Around, em Milwaukee, nos Estados Unidos.

Em Buenos Aires, nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, o ginasta da terra da pamonha já abocanhou a prata na barra fixa e o bronze no individual geral, além de se garantir em outras quatro finais (cavalo, argolas, salto e paralelas). É tanto potencial que muitos fãs de ginástica e jornalistas começam a se indagar: afinal, quais haverão de ser as especialidades dessa promessa? Segundo Daniel Biscalchin, primeiro e único treinador na ainda curta carreira do garoto, as principais apostas, por ora, residem nas paralelas, na barra e, é claro, no individual geral.

A American Cup, o mais prestigioso evento internacional do calendário norte-americano, não é uma competição qualquer. Basta checar a lista de campeões que brilharam nela: Nadia Comaneci, Mary Lou Retton, Vitaly Scherbo e Simone Biles, entre muitos outros. O evento faz parte do calendário da FIG (Federação Internacional de Ginástica). A ordem, em Milwaukee, é não se impressionar com a categoria das feras ali presentes. “Ele tem 17 anos ainda e de imediato é difícil mesmo competir com os grandes nomes da ginástica adulta da atualidade. Com o tempo vai evoluir e terá maiores chances. Falta ter uma série com maior nível de dificuldade, e isso virá com o tempo”, pondera Biscalchin.

O foco da dupla continua sendo Paris-2024

Há 13 anos, Diogo, então uma criança com quatro anos de idade, começou a brincar de treinar na modesta academia de Biscalchin, chamada Pira Olímpica. Olhando em retrospecto, tem-se a impressão de que  o técnico embutia grandes aspirações ao batizar o empreendimento. Mas não era o caso. “Confesso que, quando abri a academia, jamais imaginei ser um treinador de alto rendimento. As coisas foram acontecendo. Como sou muito competitivo, fui cada vez querendo mais e gostando desse meio. E chegamos onde estamos hoje”.

A despeito da grande ambição esportiva, Biscalchin estabeleceu objetivos realistas para este final de semana. Afinal de contas, estarão em ação feras como o alemão Andreas Toba, o ucraniano Oleg Verniaiev e o norte-americano Sam Mikulak. “Para essa competição o objetivo é competir bem, sem grandes erros, com boa pontuação. Sabemos que a obtenção de um grande resultado é algo extremamente difícil, considerando-se a lista de participantes, que contém alguns dos melhores do mundo. Mas servirá como aprendizado para as competições que estão por vir. Haverá disputas apenas no individual geral, e esperamos somar a melhor pontuação possível”, esclarece o treinador.

A academia Pira Olímpica recebeu da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) alguns aparelhos no final de 2018, que contribuem para o desenvolvimento do atleta. Treinando com eles, a dupla construiu séries compatíveis com a idade e o estágio atual do competidor interiorano. “As séries do Diogo estão boas, bem treinadas e com nível de dificuldade maior em comparação com os tempos de juvenil. Ainda estamos num período de transição, temos muito a crescer ainda e futuramente essa dificuldade vai aumentar”.

Leia também...
24.09.2025

Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto

23.09.2025

Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles

19.09.2025

Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito

14.09.2025

Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha