Da Redação, São Paulo (SP) - Após nove meses de afastamento para recuperação de uma cirurgia no joelho, Rebeca Andrade voltou bem ao cenário das competições internacionais. Na etapa de Baku da Copa do Mundo de Ginástica Artística por aparelhos, a jovem atleta guarulhense obteve a terceira colocação na fase de classificação das paralelas assimétricas, com a nota 14.233, avançando para a final do aparelho. Thais Fidelis ficou em 20º lugar, com 11.133.
Francisco Porath, técnico responsável pela seleção brasileira feminina de ginástica artística, saudou o retorno da ginasta. “Estamos felizes com o retorno da Rebeca. Ela alcançou nosso objetivo, que era avançar à final. O trabalho continua. Amanhã é um novo dia, teremos novos desafios. O importante era competir e novamente sentir o friozinho na barriga”.
Nas argolas, Arthur Zanetti também se garantiu. O ginasta do ABC paulista classificou-se em quarto, com 14.766. As finais desses dois aparelhos estão marcadas para este sábado.
Trata-se da primeira competição desses ginastas em 2020, que trabalham visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Por esse motivo, no tocante a esse torneio, o estabelecimento de objetivos para os representantes da ginástica masculina levou essa premissa em consideração. “Estamos buscando nesta competição colocá-los em ritmo de competição e verificar como estão nossos adversários”, disse Marcos Goto, treinador responsável pela seleção brasileira masculina de ginástica artística.
Nesta quinta-feira, Rebeca ficou atrás da chinesa Fan Yilin (11.133) e da russa Anastasiia Iliankova (14.766). Também avançaram: Daria Spiridonova (RUS, 14.091), Georgia-Rose Brown (AUS, 13.900), Anastasiia Bachynska (UCR, 13.566) e Caitlin Rooskrantz (RSA, 13.133).
Nas argolas, o grego Elefhterios Petrounias obteve a melhor nota na classificação (15.100). Logo a seguir, interpuseram-se dois chineses entre o helênico e Zanetti. Trata-se de Yang Liu (15.000) e Xingyu Lan (14.933).
Programação do evento:
13/03 - Competições classificatórias - Masculino: Salto, Paralelas e Barra-Fixa - Feminino - Trave de equilíbrio e Solo
14/03 - Finais - Masculino: Solo, Cavalo com Alças e Argolas - Feminino: Salto e Paralelas
15/03 - Finais - Masculino: Salto, Paralelas e Barra-Fixa - Feminino - Trave de equilíbrio e Solo
O SporTV2 vai transmitir as finais no sábado e domingo, a partir das 5h
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual
Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.
Etapa de Milão da Copa do Mundo de GR começa nesta sexta-feira (18)
Período em Sófia foi considerado altamente proveitoso