Da Redação, São Paulo (SP) - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta sexta-feira, dia 13, o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), que tem como objetivo difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual criada pela entidade em 2018.
O evento reuniu cerca de 80 atletas, treinadores, dirigentes de Confederações e colaboradores no auditório do Centro de Treinamento do Time Brasil. O grupo de ginastas formado por Arthur Nory, Luís Porto, Caio Souza, Bernardo Actos, Tomás Florêncio e Lucas Bittencourt compareceram junto dos treinadores Cristiano Albino, Leonardo Finco, Ricardo Yokohama e Antonio Lameira, além do fisioterapeuta Álvaro Borges. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foi representada por Henrique Motta, coordenador-geral da entidade.
O tema foi debatido por uma mesa-redonda que teve como mediador o radialista Carlos Eduardo Éboli. Participaram do painel a ex-nadadora Joanna Maranhão e Bruno Mendonça, do hóquei sobre grama, a psicóloga do COB, Aline Wolff, a gerente de Projetos da ONU Mulheres, Carolina Ferracini, e Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG.
“A implementação de princípios gerais de segurança no esporte deve ser uma meta de todos, de forma a garantir a integridade do atleta ou de qualquer envolvido com o esporte. A criação deste curso é uma das nossas principais ações voltadas à prevenção do assédio e abuso que contribuirá para a promoção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitador para todos”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.
Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), do COB, a iniciativa pretende mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, informando sobre as ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.
A atividade formativa, que vai capacitar cerca de 7,5 mil profissionais do esporte neste ano, é inspirada no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do COB; e no trabalho da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, além do seu Programa Uma Vitória Leva à Outra, o PEAAE é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio.
A proposta do PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificar e enfrentar práticas de assédio e abuso.
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha