Com presença de representantes da CBG, COB lança curso pela luta contra o abuso e assédio no esporte

13.03.2020  |    144 visualizações

Lançamento foi prestigiado por ginastas e treinadores da seleção brasileira de ginástica artística masculina.

Da Redação, São Paulo (SP) - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta sexta-feira, dia 13, o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), que tem como objetivo difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual criada pela entidade em 2018.

O evento reuniu cerca de 80 atletas, treinadores, dirigentes de Confederações e colaboradores no auditório do Centro de Treinamento do Time Brasil. O grupo de ginastas formado por Arthur Nory, Luís Porto, Caio Souza, Bernardo Actos, Tomás Florêncio e Lucas Bittencourt compareceram junto dos treinadores Cristiano Albino, Leonardo Finco, Ricardo Yokohama e Antonio Lameira, além do fisioterapeuta Álvaro Borges. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foi representada por Henrique Motta, coordenador-geral da entidade.

O tema foi debatido por uma mesa-redonda que teve como mediador o radialista Carlos Eduardo Éboli. Participaram do painel a ex-nadadora Joanna Maranhão e Bruno Mendonça, do hóquei sobre grama, a psicóloga do COB, Aline Wolff, a gerente de Projetos da ONU Mulheres, Carolina Ferracini, e Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG.

“A implementação de princípios gerais de segurança no esporte deve ser uma meta de todos, de forma a garantir a integridade do atleta ou de qualquer envolvido com o esporte. A criação deste curso é uma das nossas principais ações voltadas à prevenção do assédio e abuso que contribuirá para a promoção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitador para todos”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), do COB, a iniciativa pretende mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, informando sobre as ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

A atividade formativa, que vai capacitar cerca de 7,5 mil profissionais do esporte neste ano, é inspirada no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do COB; e no trabalho da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, além do seu Programa Uma Vitória Leva à Outra, o PEAAE é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio.

A proposta do PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificar e enfrentar práticas de assédio e abuso.

Leia também...
18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.

17.07.2025

Etapa de Milão da Copa do Mundo de GR começa nesta sexta-feira (18)

15.07.2025

Período em Sófia foi considerado altamente proveitoso