Com mistura de experiência e de energia jovem, Seleção Feminina vive momento especial no Pan

03.06.2021  |    193 visualizações

Equipe do Brasil realiza treinamento de pódio nesta quinta-feira

Da Redação (SP) - A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina realiza, nesta quinta-feira (3), o treinamento de pódio do Campeonato Pan-Americano, que será disputado no próximo final de semana, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

O treinamento de pódio é muito importante para abastecer a comissão técnica de informações que nortearão decisões na reta final de preparação para a competição.

Francisco Porath, um dos dois coordenadores da Seleção de Ginástica Artística Feminina, explica o que está envolvido nessa atividade. “O mais importante desse treinamento de pódio será o contato com a arbitragem depois de um longo período sem competições. Nele conseguiremos alinhar as estratégias e ajustes finais”.

Importantes definições virão depois do treinamento. “Vamos decidir em quais aparelhos cada atleta vai competir dentro dos objetivos para a equipe e visando à conquista da vaga”, sintetiza Porath.

Iryna Ilyashenko, que coordena a Seleção Brasileira Feminina, ao lado de Francisco Porath, atribui grande importância ao Pan, que vai além da possibilidade de classificação de mais uma ginasta para os Jogos Olímpicos. Flávia Saraiva assegurou sua vaga no Mundial de Stuttgart, em 2019. “O Campeonato Pan-Americano é a primeira competição importante que disputamos desde o Mundial de 2019. Preparamos nossas atletas para voltar em forma depois do período desafiador da pandemia. Além de estar em jogo uma vaga individual para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Pan do Rio é já parte da preparação para o ciclo olímpico que terminará em 2024”.

Há muito tempo trabalhando com a Ginástica Artística do Brasil, Iryna considera muito especial este momento. “A Seleção vem mostrando uma cara bem brasileira: alto nível de ginástica, garra, disciplina e vontade. Creio que vão alcançar um grande resultado”, diz a treinadora. “Um ponto bom que destaco nessa equipe é a união de uma geração experiente, com alto nível de preparação, a uma geração nova, que está entrando na categoria adulta. Essa mistura de experiência e energia jovem é importante para o crescimento da ginástica do País”.

Chefe da delegação brasileira, Juliana Fajardo também vê o Campeonato Pan-Americano como um importante momento para a Seleção Feminina. “O foco principal do time feminino é conquistar mais uma vaga para os Jogos Olímpicos e dar continuidade ao trabalho com a nova geração. O grupo seguiu com uma excelente preparação. Desde o dia 17 as ginastas estão reunidas em treinamento. A competição está sendo muito especial para todos. As ginastas competirão no Brasil, uma parte delas estreia na categoria adulta e todo o grupo está voltando a competir”.

 

Programação 

Horário de Brasília

Treino de Pódio

Arena 1

Área de competição

Subdivisão 3 - 16h38 até 18h30 – Brasil, México, Ilhas Cayman e Equador

 

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

Ana Luiza Lima

Christal Bezerra

Jade Barbosa

Júlia Soares

Lorrane Oliveira

Rebeca Andrade

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA

Arthur Nory

Arthur Zanetti

Caio Souza

Francisco Barretto Jr.

Diogo Soares

Tomás Rodrigues

 

 

 

Leia também...
14.06.2021

Ginastas brasileiras conseguiram cinco dos seis ouros que estavam em jogo na GR no domingo

13.06.2021

Equipe brasileira termina em primeiro lugar no quadro de medalhas, com três medalhas de ouro e uma de prata

13.06.2021

Série mista garante equipe nacional em Tóquio

12.06.2021

Série mista garante equipe nacional em Tóquio