Da Redação (SP) - O Clube AGIR, do Paraná, foi o grande destaque das finais de ontem do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Adulto e Infantil de Ginástica Rítmica, disputado no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. Representado por Bárbara Domingos, Nicole Herkenhoff e Mariana Pinto, o clube de Curitiba conquistou o título na categoria adulta, ao somar 196.550 pontos. Em segundo lugar ficou a Escola de Campeãs, do Espirito Santo, que totalizou 184.750. O terceiro lugar coube ao Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, que obteve 163.900.
No Individual Geral, Bárbara Domingos também levou a melhor. A ginasta paranaense somou 91.850 pontos, livrando pequena vantagem sobre Natália Gaudio, da Escola de Campeãs, que obteve 91.400. Em terceiro lugar ficou a jovem Ana Luisa Neiva, do Cassab, do Distrito Federal (85.150).
No último aparelho, Bárbara tinha que somar 19.550 para ficar com o ouro. Em um dos lançamentos da fita, o aparelho não seguiu a trajetória esperada, e a vice-campeã pan-americana teve que usar toda a sua experiência para fazer a leitura correta e recuperá-lo. No final, deu tudo certo: ela conseguiu 20.000.
“Precisei de muita superação para disputar esse Campeonato Brasileiro logo depois do Pan-Americano, que não foi fácil para mim. Felizmente, consegui conquistar esse título pela oitava vez. Agora é mirar o Mundial”, disse Bárbara, referindo-se ao Pan do Rio, onde não conseguiu assegurar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Mundial será realizado em outra cidade do Japão, Kitakyushu, de 27 a 31 de outubro.
O título por equipes também foi muito comemorado por Bárbara.
“Essa conquista também foi consequência de uma superação muito grande. Minhas companheiras de equipe tiveram aqui sua primeira competição depois de um ano, então não foi nada fácil. Mas esse título é muito importante pra gente. O Clube AGIR foi campeão brasileiro em todas as categorias: Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulto. Essas conquistas todas nos mostram que nosso trabalho está sendo bem realizado”, acrescentou a campeã brasileira.
A treinadora Marcia Naves, do Clube AGIR, destacou a importância dos títulos. “Essa conquista individual foi muito importante para manter a Babi focada e motivada para a busca da vaga Olímpica de Paris-2024. Já a conquista por equipes demonstra que estamos na direção correta”.
Resultados dia 04/09
Individual Geral – Adulto – Nível I
Competição por Equipes
Individual Geral – Adulto – Nível II
Individual Geral – Adulto – 16 anos
Final – Infantil Nível A – Maças
Final – Infantil Nível B – Maças
Final Fita – Infantil Nível B
Final Fita – Infantil Nível A
Na soma das séries simples e mista, ninguém foi melhor do que o conjunto verde-amarelo
Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Ginasta se torna a primeira mulher brasileira a conquistar o chamado "Oscar do esporte"
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio