Torneio Nacional de GR estimula desenvolvimento da modalidade

11.11.2021  |    142 visualizações

Competição movimentou mais de 300 ginastas de todas as regiões do País

Da Redação (SP) - A Ginástica Rítmica do Brasil vem dando provas de grande vitalidade não apenas sob as luzes de grandes holofotes, como as do recente Mundial de Kitakyushu, palco das inéditas classificações para finais da Seleção Brasileira de Conjunto e de Bárbara Domingos. O XXV Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, encerrado no último domingo (7), em Porto Alegre, contou com a participação de 152 ginastas nas disputas individuais, 56 ginastas em duplas e 185 atletas que formaram conjuntos.

“Esses números refletem a força da Ginástica Rítmica do Brasil, que se desenvolve em todas as regiões do País. Esse movimento tem contribuído para elevação do número de praticantes, o que vai reverberar na elevação da qualidade também de nossas futuras ginastas de ponta”, diz Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê Técnico de GR da Confederação Brasileira de Ginástica.

Márcia explica que o Torneio Nacional é disputado pelos quatro primeiros colocados de cada categoria e nível nas provas individuais com dois aparelhos dos Torneios Regionais, cujas edições recentes foram realizadas de forma virtual.

“Os Torneios Regionais permitem que clubes e ginastas iniciantes desenvolvam e apresentem seu trabalho”, diz a Coordenadora.

Esse circuito formado pelos Torneios Regionais e pelo Nacional tem permitido a inclusão de ginastas que praticam a modalidade em clubes regionais, escolas, associações, academias e pequenos estúdios de ginástica, segundo Márcia, que calcula que mais de 980 crianças e adolescentes participaram dos Torneios Regionais.

“É um sistema muito democrático e acolhedor. A oportunidade que nossas crianças e seus treinadores estão tendo de mostrar suas séries, avaliadas por bancas de arbitragem, é muito valiosa”.

Célia Santos, árbitra internacional e membro do Comitê Técnico da CBG, presente em Porto Alegre, também dá um testemunho da importância do Torneio Nacional. “É um evento de massificação que envolve seletivas estaduais realizadas em todas as categorias, do pré-infantil até o adulto, nos níveis 1 e 2. É uma competição de base de suma importância para descoberta de novos talentos”.

Os resultados estão disponíveis em https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica.

Leia também...
21.12.2021

Morinari Watanabe diz que Brasil colhe resultados porque presidente da CBG tem a coragem de pensar de forma diferente

17.12.2021

Paulo Schmitt e Fernando Silva Júnior transmitiram valiosos conhecimentos para a comunidade gímnica

16.12.2021

Treinadores de seis países do continente se reúnem com experts chancelados pela Federação Internacional de Ginástica

10.12.2021

Francisco Porath Neto, Marcos Goto e Camila Ferezin, treinadores que são referência para o esporte, bateram um papo de alto nível em encontro promovido pela CCE da CBG