Torneio Nacional de GR estimula desenvolvimento da modalidade

11.11.2021  |    326 visualizações

Competição movimentou mais de 300 ginastas de todas as regiões do País

Da Redação (SP) - A Ginástica Rítmica do Brasil vem dando provas de grande vitalidade não apenas sob as luzes de grandes holofotes, como as do recente Mundial de Kitakyushu, palco das inéditas classificações para finais da Seleção Brasileira de Conjunto e de Bárbara Domingos. O XXV Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, encerrado no último domingo (7), em Porto Alegre, contou com a participação de 152 ginastas nas disputas individuais, 56 ginastas em duplas e 185 atletas que formaram conjuntos.

“Esses números refletem a força da Ginástica Rítmica do Brasil, que se desenvolve em todas as regiões do País. Esse movimento tem contribuído para elevação do número de praticantes, o que vai reverberar na elevação da qualidade também de nossas futuras ginastas de ponta”, diz Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê Técnico de GR da Confederação Brasileira de Ginástica.

Márcia explica que o Torneio Nacional é disputado pelos quatro primeiros colocados de cada categoria e nível nas provas individuais com dois aparelhos dos Torneios Regionais, cujas edições recentes foram realizadas de forma virtual.

“Os Torneios Regionais permitem que clubes e ginastas iniciantes desenvolvam e apresentem seu trabalho”, diz a Coordenadora.

Esse circuito formado pelos Torneios Regionais e pelo Nacional tem permitido a inclusão de ginastas que praticam a modalidade em clubes regionais, escolas, associações, academias e pequenos estúdios de ginástica, segundo Márcia, que calcula que mais de 980 crianças e adolescentes participaram dos Torneios Regionais.

“É um sistema muito democrático e acolhedor. A oportunidade que nossas crianças e seus treinadores estão tendo de mostrar suas séries, avaliadas por bancas de arbitragem, é muito valiosa”.

Célia Santos, árbitra internacional e membro do Comitê Técnico da CBG, presente em Porto Alegre, também dá um testemunho da importância do Torneio Nacional. “É um evento de massificação que envolve seletivas estaduais realizadas em todas as categorias, do pré-infantil até o adulto, nos níveis 1 e 2. É uma competição de base de suma importância para descoberta de novos talentos”.

Os resultados estão disponíveis em https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica.

Leia também...
10.07.2025

Empresa vai oferecer equipamentos de recovery para o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

03.07.2025

Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim

26.06.2025

FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países

22.06.2025

Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil