Da Redação (SP) - A partir do próximo domingo (31), Recife se transforma na capital nacional da Ginástica Artística. Nesse dia terá início o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Infantil, que se encerra em 3 de setembro. Na sequência, a partir do dia 4, o Ginásio Geraldão (Geraldo Magalhães) recebe o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Adulto, que se estenderá até o dia 7.
Ao todo, a competição da categoria infantil contará com a participação de 144 atletas. No Brasileiro adulto, estarão em ação nomes como Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, integrantes da equipe que conquistou a histórica medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris. No masculino, as referências serão o medalhista mundial Arthur Nory — bronze na barra fixa no Campeonato Mundial de 2022 — e Caio Souza, campeão nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Robson Caballero, coordenador do Comitê de Ginástica Artística Masculina da CBG, destaca o acerto da estratégia da entidade, que há alguns anos realiza a competição infantil na mesma sede do adulto: “Os ídolos do nosso esporte são referência para os mais jovens. A estratégia de colocar os infantis junto com os adultos leva algumas entidades a permanecerem na sede do evento para que ocorra essa interação. Acompanhar os ídolos contribui para o aprendizado dos mais novos e os estimula a continuar treinando e competindo em alto nível.”
O evento também terá caráter solidário. Os ingressos estarão disponíveis pela plataforma Sympla a partir das 10h deste sábado (30). Para garantir a entrada, será necessário doar um quilo de alimento não perecível no dia escolhido. A carga diária será de sete mil ingressos para o público geral, sendo permitida a retirada de até três ingressos por CPF. O evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.
As doações serão destinadas ao Banco de Alimentos da capital pernambucana. Para o secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho, sediar a competição é motivo de orgulho: “É uma grande alegria para o Recife receber o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, um dos maiores eventos esportivos do país. Isso mostra a força da nossa cidade como palco de grandes competições e inspira nossos jovens atletas a sonharem ainda mais alto. Esse campeonato também tem um significado muito especial porque une esporte e solidariedade. A iniciativa da doação de alimentos para a aquisição de ingressos é fundamental, pois mostra que, além de incentivar a prática esportiva, podemos também estimular a generosidade e o cuidado com o próximo.”
A realização do campeonato por mais um ano no Nordeste, após o grande sucesso em João Pessoa no ano passado, é comemorada por Caballero: “A CBG tem a intenção de levar a Ginástica Artística para todos os lugares do Brasil. O Nordeste é uma região especial, onde muita gente se interessa pelo esporte. Esperamos grande receptividade em Pernambuco, a exemplo do que vivenciamos na Paraíba. Esse calor humano nordestino torna os eventos muito especiais.”
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial
Babi termina em 9º lugar melhor resultado da história para o país enquanto Jojô fecha em 18º, consolidando a primeira vez do Brasil com duas finalistas no Mundial de Ginástica Rítmica.