Brasileiro Loterias Caixa Ilona Peuker é o atrativo da GR

25.11.2021  |    99 visualizações

Tradicional competição de conjuntos marca também o aniversário da CBG

Da Redação (SP) - Nesta quinta-feira, Florianópolis recebe o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker. A competição é considerada mais do que especial pela Confederação Brasileira de Ginástica, como explica Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê Técnico de GR da CBG.

“O Ilona Peuker é o Campeonato Brasileiro de Conjuntos. O Brasil tem uma tradição muito grande em conjuntos. Embora o País esteja progredindo muito nas disputas individuais, como prova o excelente resultado da Bárbara Domingos no Mundial de Kitakyushu, temos uma história muito bonita e especial nos conjuntos, que se intensificou com a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, quando o público e a mídia passaram a conhecer melhor o universo da nossa modalidade”.

O carinho que a GR nutre pelo Ilona Peuker tem tudo a ver também com o próprio nome da competição, que homenageia a professora húngara que trouxe a Ginástica Rítmica competitiva para o Brasil na década de 60.

Neste ano, o Ilona Peuker vai movimentar um total de 274 ginastas de 29 clubes, envolvendo as categorias Pré-Infantil, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Adulto. Outro grande atrativo será a exibição da Seleção Brasileira Juvenil, que faz os últimos aprontos para participar da edição inaugural dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, na Colômbia.

“Essa competição de Cáli é um grande incentivo para a nossa categoria juvenil. Nosso conjunto, comandado pela treinadora Juliana Coradine, está sendo muito bem trabalhado”, acrescenta Márcia.

Por fim, mas não menos importante, a etapa inaugural do Ilona Peuker coincide com o aniversário da Confederação Brasileira de Ginástica, que completa 43 anos. “Nestes últimos anos o aniversário da entidade é celebrado durante o nosso Campeonato Brasileiro de Conjuntos, o Ilona Peuker. Para nós, é um momento muito importante, porque o Brasil já tem uma marca muito própria no trabalho de conjuntos. É uma oportunidade excelente para comemorarmos mais um ano de vida e de muitas realizações da CBG”, diz a presidente da Confederação, Luciene Resende.

Leia também...
25.11.2021

Atletas e treinadores celebram notícia do atendimento de antiga reivindicação no dia do aniversário da CBG

24.11.2021

De 23 a 17 de novembro em Florianópolis

19.11.2021

Rayan e Dutra ficaram em sétimo lugar no sincronizado; Camilla faz balanço positivo

19.11.2021

Dupla Rayan/Rafael vai à final, e Camilla consegue vaga na semifinal