CBG inaugura mas dois Centros de Excelência Loterias Caixa

08.04.2022  |    367 visualizações

Projeto que se propõe a massificar o esporte e promover inclusão social expande suas fronteiras, chegando a Maranhão e a Rondônia

Da Redação (SP) - Mais duas unidades do Centro de Excelência Loterias CAIXA Jovem Promessa da Ginástica foram inauguradas nas últimas duas semanas. Trata-se da unidade de São Luís, no Maranhão, e de Ariquemes, em Rondônia.

O número de centros espalhados por todo o Brasil chega a 18. O projeto está presente em 11 estados brasileiros, e atende 1.800 crianças. A unidade inaugurada em São Luís é fruto de uma parceria da Confederação Brasileira de Ginástica com as Loterias CAIXA, Federação Maranhense de Ginástica, governo do Estado do Maranhão e prefeitura de São Luís.

O Centro está funcionando no ginásio Rubem Goulart, no bairro de Fátima, que chegou a ficar fechado por 11 anos, antes de passar por uma ampla reforma, a cargo do governo do Estado, que o cedeu para a ginástica. “Nosso Centro é belíssimo. É uma verdadeira vitrine da ginástica no Maranhão”, diz Liane Bezerra, presidente da FEMAG.

Assim como os outros Centros de Excelência espalhados pelo País, o da capital maranhense vai atender meninos e meninas de cinco a dez anos de idade. Segundo Liane, 60 vagas já foram preenchidas. O projeto deverá atender de 100 a 150 crianças, no total.
A CBG é responsável por um auxílio financeiro mensal, pela cessão de uniformes e pela instalação de jogos de aparelhos, graças ao patrocínio das Loterias Caixa, e pela capacitação dos profissionais envolvidos. A prefeitura de São Luís cedeu dois professores de Ginástica Artística.

Nesta semana, foi aberta a mais recente unidade da rede de Centros de Excelência, em Ariquemes, a 190 quilômetros da capital de Rondônia, Porto Velho. Hoje, mais de 80 crianças, praticantes de Ginástica Rítmica, já estão em atividade no ginásio Mané Garrincha, cedido pela Prefeitura.

A Prefeitura de Ariquemes cedeu ainda dois professores e três estagiários. A coordenação fica a cargo da Federação Rondoniense. “Nosso objetivo é inserir essas crianças em festivais de Ginástica ainda este ano. As mais competitivas talvez possam participar do Torneio Regional, que é classificatório para o Nacional”, disse a presidente da Federação Rondoniense de Ginástica, Juscimara Campos de Oliveira. “Ficamos muito satisfeitos por oferecer a possibilidade de prática esportiva e de inclusão social às crianças do Vale do Jamari, graças à parceria com as Loterias CAIXA, Confederação Brasileira de Ginástica e prefeitura de Ariquemes”, acrescenta a dirigente.

A presidente da CBG, Luciene Resende, descreveu a emoção que sente por poder ver inaugurados, em sua gestão, mais dois Centros de Excelência. “Para mim, saber que poderemos atender mais trezentas crianças é tão emocionante como uma conquista de medalha olímpica. Isso nos dá a certeza de que estamos cumprindo nossa missão, de levar a ginástica aos quatro cantos deste País. Agradeço pela parceria com as Loterias CAIXA e com todos os entes envolvidos, que viabilizaram esses sonhos. E isso tudo atendendo aos cinco pilares dos Centros, que são inclusão social, massificação da ginástica, fomento ao esporte, descoberta de novos talentos e capacitação profissional”.

A vice-presidente da CAIXA, Henriete Sartori, comentou a importância desse projeto para a instituição. “As Loterias CAIXA se orgulham por serem patrocinadoras da Confederação Brasileira de Ginástica e por contribuírem com a ampliação das estruturas de treinamento dos atletas, beneficiando as crianças e adolescentes da região. Nosso propósito com o apoio à CBG é participar do crescimento do esporte no País e criar oportunidades de superação, inclusão e realização de sonhos".

Leia também...
28.06.2022

Atletas da ginástica rítmica e da ginástica artística prestigiaram o evento na arena

27.06.2022

Acompanhe ao vivo no Canal Olímpico do Brasil

27.06.2022

Nesta segunda-feira rolaram as classificatórias do trampolim sincronizado e do duplo-mini-trampolim

27.06.2022

No masculino, Lucas Junio Tobias e Gabriel Miranda também alcançam a final