Caio Souza, Luís Porto e Lucas Bitencourt vão à luta na etapa de Osijek da Copa do Mundo

09.06.2022  |    240 visualizações

Participação na competição faz parte da preparação para o Pan do Rio

Da Redação (SP) - Caio Souza, Luís Porto e Lucas Bitencourt representam o Brasil na etapa de Osijek da Copa do Mundo de Ginástica Artística Masculina, a partir desta quinta-feira (9), na Croácia.

O chefe da delegação, o treinador Ricardo Yokoyama, explicou que a Comissão Técnica está ampliando o campo de observação dos ginastas. O rendimento nessas etapas da Copa do Mundo será levado em consideração para a montagem da equipe que vai representar o País no Campeonato Pan-Americano, que será disputado em julho, no Rio de Janeiro.

“Temos alguns critérios que seguimos para convocar os ginastas em eventos de especialistas. Esses atletas atingiram esses critérios e foram convocados para a etapa de Varna, na Bulgária, a para esta agora, de Osijek. Temos atletas que estão no nosso radar para a preparação ao Pan e esta é uma importante oportunidade para avaliar e preparar. Temos também a expectativa de avançar para as finais desta etapa. Por conseguinte, viemos para cá também com o objetivo de conquistar bons resultados”.

Yokoyama destacou que o trabalho de preparação para o Pan tem sido intenso. “Temos trabalhado bastante para que os atletas estejam bem preparados. O Pan é classificatório para o Mundial de Liverpool. Por isso, precisamos fazer as melhores escolhas para termos um bom resultado”.

Viajaram para a Croácia três ginastas generalistas, como são conhecidos os atletas que costumam se envolver na disputa de vários aparelhos. Além de Caio, finalista no individual geral nos Jogos Olímpicos de Tóquio e no Mundial de Kitakyushu, o Brasil contará com Lucas Bitencourt, que foi campeão brasileiro no individual geral em 2019 e fez parte da equipe que conseguiu a classificação do Brasil para a Olimpíada de Tóquio. Já Luís Porto, entre outros feitos importantes do currículo, integrou a equipe que conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. 

Segundo Yokoyama, o atleta vem crescendo de produção. “O Luís vem de algumas lesões importantes. Agora está conseguindo desempenhar melhor, vem evoluindo em sua preparação. Acredito que possa se apresentar bem aqui em Osijek”.

PARTICIPAÇÃO DOS GINASTAS BRASILEIROS

 Solo: Lucas e Luís

 Cavalo com Alças: Caio e Luís

 Argolas: Caio e Lucas

 Salto: Caio e Luís

 Paralelas: Caio e Lucas

 Barra Fixa: Caio e Lucas

PROGRAMAÇÃO

09/06 – Qualificação: Solo, Cavalo e Paralelas

10/06 – Qualificação: Argolas, Barra Fixa e Salto

11/06 – Finais: Solo, Cavalo e Paralelas

12/06 – Finais: Argolas, Barra Fixa e Salto

 

Leia também...
14.08.2022

Competição exibe talentos lapidados na base da modalidade

14.08.2022

Rebeca competiu nos quatro aparelhos pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos; no masculino, Caio Souza conquista quatro medalhas de ouro

11.08.2022

Rebeca Andrade voltou a apresentar sua série de solo, ao som de "Baile de Favela"

10.08.2022

Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Arthur Nory estarão em ação na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas