Ouro Preto recebe as emoções do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim

10.06.2022  |    220 visualizações

Evento contará com a presença de Camilla Gomes, que vem de grande participação na etapa de Rimini da Copa do Mundo

Da Redação ( SP) - Ouro Preto foi um dos principais polos de exploração do Brasil durante o ciclo do ouro, no século XVIII. A partir desta sexta-feira, um grande contigente de saltadores irá atrás das medalhas douradas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa e do Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim. Os eventos serão realizados no Ginásio Desportivo da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). 

O Torneio Nacional vai movimentar dez entidades (entre clubes e projetos esportivos) e terá 239 provas. Já o Brasileiro consistirá de 117 eventos, reunindo sete representações.
A grande atração do evento será Camilla Gomes. A atleta vem de uma bela participação na Copa do Mundo de Rimini, na Itália. Lá, a brasileira ficou bem perto da final, que reúne as oito melhores atletas. Ela ficou na 11ª posição na semifinal, depois de ter encerrado a qualificação num notável sétimo lugar.


O Brasileiro não será determinante para a convocação que será feita para o Campeonato Pan-Americano, que será realizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio, a partir do próximo dia 23, mas será levado em conta, segundo Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção de Ginástica de Trampolim. “O que norteia as convocações são os Controles Técnicos que realizamos, mas é claro que os atletas são sempre avaliados”.


Tatiana explica que o Torneio Nacional tem uma finalidade de estimular e massificar a prática. “Ele tem um regulamento mais acessível do que o Brasileiro. As séries são livres, com menos exigências, e sem competições finais. Já o Brasileiro é moldado pelos regulamentos oficiais da FIG”.


A perspectiva é de uma boa presença de público. Em Ouro Preto está sediado o Instituto Trampolim, projeto social que tem revelado muitos saltadores para o esporte.


Tatiana também espera um nível técnico muito bom. Será a primeira edição do Brasileiro que contará com a presença de todas as equipes com atividade relevante na modalidade desde o advento da pandemia. “Apostamos que será uma competição de alto nível, porque todas as entidades voltaram aos treinos depois do fim do período mais restritivo da pandemia”.


Outro grande atrativo da competição será a despedida de Bruno Martini, um dos maiores nomes da história da modalidade no Brasil. Bruno, aos 35 anos, encerra uma carreira vitoriosa, que inclui a conquista do ouro do Mundial de 2011 e dos World Games em 2013, no duplo-mini. A história de Bruno foi contada no Memória de Ouro CBG.


A programação terá início logo às 8h30 desta sexta-feira (9). Os eventos serão exibidos pelo canal do YouTube da CBG.

Confira a programação:  https://www.cbginastica.com.br/pdf/campeonatos/02/GTR_Programação_CBGTR_2022.pdf

Leia também...
28.06.2022

BRASIL CONQUISTA NOVE MEDALHAS, SENDO TRÊS DE OURO, NO PAN-AMERICANO DE TRAMPOLIM

28.06.2022

Atletas da ginástica rítmica e da ginástica artística prestigiaram o evento na arena

27.06.2022

Acompanhe ao vivo no Canal Olímpico do Brasil

27.06.2022

Nesta segunda-feira rolaram as classificatórias do trampolim sincronizado e do duplo-mini-trampolim