Brasil tem oportunidade de conhecer talentos da Seleção Masculina Juvenil do Campeonato Pan-Americano, a partir desta quinta-feira

13.07.2022  |    38 visualizações

João Victor Perdigão, Kayke Santos, Bruno Silva, Bernardo Ferreira e Guilherme Silva vão à luta na Arena Carioca 1; Canal da CBG vai exibir competição ao vivo no YouTube

Da Redação (SP) - Os torcedores da Ginástica Artística vão ter uma bela oportunidade de acompanhar os talentos que deverão construir o futuro da modalidade no Brasil. O canal da CBG, no YouTube, abre as transmissões do Campeonato Pan-Americano Juvenil nesta quinta-feira, a partir das 8h50.

O nome mais conhecido da Seleção Brasileira Masculina Juvenil é o de João Victor Perdigão. O ginasta mineiro conquistou a medalha de ouro nas argolas, pratas no individual geral e na competição por equipes e o bronze no salto nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, em abril deste ano.

“O João vem numa ascensão muito bacana e foi muito bem no treinamento de pódio que realizamos aqui”, diz Lourenço Ritli, treinador da Seleção Brasileira Juvenil.

Graças a esse progresso, João já vai disputar o próximo Campeonato Brasileiro na categoria adulta, aos 17 anos de idade. O generalista, segundo João, tem mais facilidades no solo, salto e argolas, e vem trabalhando bastante para melhorar suas notas no cavalo, nas paralelas e na barra fixa.

Kayke Santos chegou ao Rio de Janeiro como reserva, mas se destacou nas avaliações realizadas ao longo de três semanas e hoje tem a segunda melhor nota na equipe brasileira. “O Kayke vem me surpreendendo. Correu atrás e conquistou a vaga de titular de maneira muito justa”, diz Lourenço. Kayke, com 18 anos, é um dos atletas mais experientes da equipe.

O outro atleta mais maduro da equipe brasileira é Bruno Silva, também com 18 anos. “O Bruno se destaca pela segurança e consistência. Dificilmente comete falhas, e justamente por isso foi escolhido para abrir a equipe. Não tem séries com nível de dificuldade muito alto, mas compensa na execução”, diz Lourenço. É um ginasta com mais afinidades com a barra fixa e com o cavalo.

O baiano Bernardo Ferreira, o mais jovem da equipe, com 16 anos, também se destaca pela execução. “As séries dele ainda apresentam nível de dificuldade mais baixa. Mas ele consegue botar nota para nós por causa da execução. Suas séries têm notas muito parecidas, mas ele tem mais facilidades na barra, nas paralelas e no cavalo”, afirma Lourenço.  

Guilherme Silva, na avaliação de Lourenço, caiu de rendimento devido ao acúmulo de competições, e por isso figura como reserva no momento. “É um ginasta que apresenta uma qualidade muito grande, mas caiu um pouco devido à questão física. Mas saliento que é uma grande promessa para o futuro. Aliás, sempre friso, quando converso com eles, que nosso horizonte, ao trabalhar com esta categoria, é de longo prazo”.

Na competição por equipes, o Brasil deverá, segundo Lourenço, brigar pela prata e bronze com Colômbia e Canadá. “Os Estados Unidos estão à nossa frente. Já a Colômbia faz um trabalho muito interessante. Nós superamos os colombianos nos Jogos Pan-Americanos Júnior, no ano passado, mas a equipe que veio para o Rio é diferente. Os meninos mais novos deles são melhores do que os mais velhos”.

Lourenço também valoriza bastante a oportunidade inédita representada pela disputa em paralelo do Campeonato Pan-Americano adulto e juvenil. “É a primeira vez que a competição é realizada nesse formato, na mesma sede e ao mesmo tempo que o Pan adulto. Já tivemos a chance de realizar estágios junto com a Seleção adulta do Brasil. Os meninos agora estão deslumbrados, no bom sentido, por poderem acompanhar de perto os atletas das seleções adultas dos Estados Unidos e do Canadá, de ver ginastas que têm nomes inscritos no código de pontuação”.

 

SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL

João Victor Perdigão 

Kayke Santos

Bruno Silva

Bernardo Ferreira 

Guilherme Silva 

  

PROGRAMAÇÃO 

DIA 14/07 – QUINTA-FEIRA

8H50 – 17H – Classificatória/Final Equipes e Individual Geral – Ginástica Artística Feminina Juvenil

9H10 – 18H – Classificatória/Final Equipes e Individual Geral – Ginástica Artística Masculina Juvenil

 

DIA 16/07 – SÁBADO

10H-19H30 – Finais por aparelhos – Ginástica Artística Feminina e Masculina Juvenil

 

Transmissões pelo Canal da CBG no YouTube

Leia também...
14.08.2022

Competição exibe talentos lapidados na base da modalidade

14.08.2022

Rebeca competiu nos quatro aparelhos pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos; no masculino, Caio Souza conquista quatro medalhas de ouro

11.08.2022

Rebeca Andrade voltou a apresentar sua série de solo, ao som de "Baile de Favela"

10.08.2022

Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Arthur Nory estarão em ação na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas