Geração talentosa exibe suas credenciais no Campeonato Pan-Americano Feminino Juvenil

13.07.2022  |    35 visualizações

Com ginastas que já beliscam medalhas em competições adultas, Brasil mede forças com potências continentais na Arena Carioca 1

Da Redação (SP) - A expectativa dos torcedores brasileiros para poder acompanhar “O Baile de Favela”, os saltos impressionantes e todos os demais elementos executados por Rebeca Andrade é altíssima. Antes disso, no entanto, já nesta quinta-feira (14), haverá um outro espetáculo, o das revelações do continente, no Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino. O Canal da CBG no YouTube começa a mostrar o evento às 8h50, ao vivo.

Uma das grandes atrações será Andreza Lima. Em abril, aos 15 anos de idade, a ginasta paraense conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, no solo e na trave. Em maio, ela se sagrou campeã no salto e no solo no Troféu Brasil Loterias Caixa, em Porto Alegre, competindo na categoria adulta.

A atleta foi “descoberta” por Adriana Alves, Coordenadora Técnica de Ginástica Artística Feminina da CBG, que a viu chegando para uma competição em Natal sem o seu treinador, devido à falta de verba. Acompanhada apenas pela mãe, ela mostrou qualidades, mesmo sem poder competir, e foi convidada para treinar a milhares de quilômetros de distância, no Grêmio Náutico União, na capital gaúcha, onde desenvolve seu talento.

Outro talento em ascensão é a paraense Josiany Calixto, 15 anos de idade. Em outubro do ano passado, ela surpreendeu ao conquistar o título da trave no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística, em Aracaju.

A “caçulinha” do grupo é Hellen Vitória. Em março deste ano, aos 13 anos de idade, e com 1,36m de altura à época, ela já participou de seu primeiro estágio de treinamento ao lado da Seleção Brasileira adulta, no CT Time Brasil, no Parque Olímpico do Rio. 

“Observei a Hellen num treino online, no período da pandemia em que os clubes estavam fechados. Ela tem perspectivas de se tornar uma grande ginasta”, diz Iryna Ilyashenko, que se desdobra como treinadora da Seleção Adulta e da Seleção Juvenil no Pan.

Colega de Hellen Vitória no Flamengo, Maria Heloísa Moreno já coleciona resultados importantes, como a medalha de prata por equipes no Campeonato Pan-Americano Juvenil do ano passado, realizado em Guadalajara. 

Outra promessa, Gabriela Barbosa, do Esporte Clube Pinheiros, vem de conquistas recentes, como a prata no solo no Troféu Brasil.

“Essa é uma geração que estamos trabalhando com muito cuidado. Elas viveram um momento importante da carreira, justamente aquele em que se aprendem elementos mais elaborados, justamente durante o período da pandemia em que os ginásios estiveram fechados. Nossa principal responsabilidade é moldar para elas um tipo de ginástica apropriado para esta fase peculiar de seu desenvolvimento. O nosso maior objetivo é ajudá-las a passar do juvenil para o adulto no melhor nível possível”, resume Iryna.

 

SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL FEMININA

Andreza Heloísa Lima de Lima 

Gabriela Rodrigues Barbosa

Hellen Vitoria Carvalho Benevides Silva

Josiany Calixto da Silva

Maria Heloísa Carvalho Moreno 

 

Treinadores: 

Iryna Ilyashenko

Caroline Inacio Molinari

Eliseu Burtet Neto

Walmy Pereira da Silva Junior

 

PROGRAMAÇÃO 

DIA 14/07 – QUINTA-FEIRA

8H50 – 17H – Classificatória/Final Equipes e Individual Geral – Ginástica Artística Feminina Juvenil

9H10 – 18H – Classificatória/Final Equipes e Individual Geral – Ginástica Artística Masculina Juvenil

DIA 16/07 – SÁBADO

10H-19H30 – Finais por aparelhos – Ginástica Artística Feminina e Masculina Juvenil

Transmissões pelo Canal da CBG no YouTube

Leia também...
14.08.2022

Competição exibe talentos lapidados na base da modalidade

14.08.2022

Rebeca competiu nos quatro aparelhos pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos; no masculino, Caio Souza conquista quatro medalhas de ouro

11.08.2022

Rebeca Andrade voltou a apresentar sua série de solo, ao som de "Baile de Favela"

10.08.2022

Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Arthur Nory estarão em ação na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas