Ginástica Artística do Brasil usa Copa do Mundo de Osijek como parâmetro na preparação

07.06.2023  |    444 visualizações

Competição na Croácia reúne grandes especialistas da ginástica internacional

Da Redação (SP) - A Ginástica Artística do Brasil tem um compromisso importante neste fim de semana. Nesta quinta-feira (8), começa a etapa de Osijek (Croácia) da Copa do Mundo. Segundo Cristiano Albino, um dos treinadores que orientam os atletas da Seleção Brasileira masculina, trata-se de uma competição importante no contexto da preparação para o Mundial da Antuérpia, que começa no final de setembro.

“As etapas da Copa do Mundo sempre nos dão uma noção de como está o cenário da Ginástica no âmbito mundial, principalmente no que diz respeito às especialidades de cada aparelho. É uma oportunidade para colhermos os parâmetros necessários, as notas finais e de partida e de saber como estão os critérios de arbitragem. Com essas informações, podemos voltar para casa e planejar o caminho a seguir, pensando principalmente nos eventos importantes que teremos pela frente, ou seja, nossa preparação para o Mundial começa agora”.

No masculino, vão representar o Brasil os ginastas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza e o jovem Yuri Guimarães. No feminino, teremos Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Ana Luiza Pires.

“Essa etapa da Copa do Mundo vai ser importante para nós. Serve como parte da nossa preparação para o Mundial e antecede o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA, que vai ser muito importante para decidirmos qual vai ser a composição da Seleção Brasileira que vai ao Mundial”, disse Francisco Porath Neto, Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina.

Porath destacou a importância de dar ritmo de competição a atletas importantes. “A Lorrane vem de um procedimento cirúrgico no pé. Nós queremos ver como ela vai controlar três aparelhos: paralelas, trave e solo. A Jade e a Ana também se recuperaram de cirurgias. Por isso, a Jade vai fazer só paralelas e a Ana está inscrita na trave e no solo”.

No masculino, uma das linhas de raciocínio foi convocar atletas bem experientes, caso de Zanetti, Nory e Caio, além de Yuri, que teve grande participação no Pan de Medellín, onde conquistou três medalhas individuais.

“São atletas importantes. Existe grande possibilidade de estarem na equipe do Mundial. Essa competição na Bélgica será decisiva, pois classifica para os Jogos de Paris-2024. Esses ginastas com maior bagagem internacional serão de grande importância para nosso País”, explicou Albino.

Porath afirmou que existe boa expectativa quanto aos resultados. “Estamos sempre otimistas. Mas o mais importante mesmo é tirarmos subsídios para ajustarmos as séries”.

Nesse sentido, Albino reforça que o nível da competição em Osijek é altíssimo. “Temos representantes de alguns países muito fortes e reconhecidos no cenário mundial, principalmente no quesito especialistas. Temos vários atletas com presença em pódios de Jogos Olímpicos e Mundiais, o que torna o evento muito competitivo”.

No ano passado, o Brasil fez a festa na Croácia. Caio conquistou quatro medalhas: prata no salto e nas argolas e bronze na barra fixa e cavalo. Lucas Bitencourt foi ainda prata na barra, formando uma dobradinha brasileira no aparelho.

O evento será exibido pela Cazé TV, no YouTube.

 

Etapa de Osijek da Copa do Mundo FIG de Ginástica Artística

08/06 a 11/06/2023

 

Ginástica Artística Feminina

Ana Luiza Pires – Minas Tênis Clube

Jade Barbosa – Flamengo

Lorrane Oliveira – Flamengo

Treinador: Francisco Porath

Árbitra: Elaine Gueriero

 

Ginástica Artística Masculina

Arthur Nory – Pinheiros

Arthur Zanetti – AGITH/SP

Caio Souza – Minas Tênis Clube

Yuri Guimarães – AGITH/SP

Treinadores: Cristiano Albino, Marcos Goto e Ricardo Yokoyama

Árbitro: Thiago Gasparotto

 Fisioterapeutas: Angel Souza Rafael Martins

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028