CBG divulga convocação da Ginástica de Trampolim para o Pan de Santiago

26.10.2023  |    259 visualizações

No Pan da modalidade, em Monterrey, Brasil obteve quatro medalhas na soma de trampolim individual e sincronizado

 Da Redação (SP) - Alice Gomes, Camilla Gomes, Lucas Tobias e Rayan Dutra. Esses são os nomes dos quatro ginastas que vão tentar romper um jejum de 12 anos de medalhas do Brasil nas competições de Ginástica de Trampolim dos Jogos Pan-Americanos.

A Ginástica de Trampolim foi inserida na programação dos Jogos Pan-Americanos de 1955, na Cidade do México, e tinha um status de categoria à parte da Ginástica. Essa versão da GTR ainda sobreviveu por mais uma edição do Pan, a de Chicago-1959.

Depois de um longo hiato, a Ginástica de Trampolim, tal qual a vemos hoje, foi reinserida na edição de 2003 do Pan. O Brasil conseguiu subir ao pódio duas vezes desde então. Nos Jogos do Rio, em 2007, Giovanna Matheus conquistou o bronze. Quatro anos depois, foi a vez de Rafael Andrade ficar com a prata nos Jogos de Guadalajara.

A história de Giovanna foi contada na seção “Memória de Ouro CBG”. Acesse o link: https://www.cbginastica.com.br/noticia/1473/giovanna_matheus_o_grande_salto?fbclid=IwAR1CvgIPHIODiTcLa6Bagfqu5OkN-OFTJiVsUjBBbJgqEtIWhdx8VHaOlT0

A grande novidade deste ano é a inserção das provas sincronizadas. Camilla e Alice, que formam a dupla do Brasil, já conseguiram bons resultados em etapas de Copa do Mundo e chegaram a liderar o ranking da FIG. O último resultado expressivo da dupla foi a quarta colocação na etapa de Varna, na Bulgária, da Copa do Mundo.

Na última edição do Campeonato Pan-Americano de GTR, em maio, na cidade mexicana de Monterrey, o Brasil faturou duas medalhas de prata no sincronizado: com Lucas Tobias e Gabriel Soares, no masculino, e com Alice/Camilla. No individual, Camilla conseguiu o ouro e Rayan obteve o bronze.

Em grande temporada, Camilla ainda conquistou a prata na etapa de Santarém da Copa do Mundo e o bronze na de Coimbra. Antes, em fevereiro, Camilla fora campeã na etapa de Baku, no Azerbaijão.

 

MEDALHAS DO BRASIL NO PAN DE MONTERREY, EM MAIO

Ouro – Camilla Gomes (Trampolim Individual)

Prata – Sincronizado Feminino (Camilla e Alice Helen); Sincronizado Masculino (Lucas Tobias e Gabriel Soares)

Bronze – Rayan Dutra (Trampolim Individual)

 

MEDALHAS DO BRASIL EM JOGOS PAN-AMERICANOS NA GTR

2007 – Giovanna Matheus (Bronze no trampolim individual)

2011 -  Rafael Andrade (Prata no trampolim individual)

 

Leia também...
16.05.2024

Os recursos contribuem para que a entidade realize, pela primeira vez na história do Brasil, um Campeonato Mundial de GR.

13.05.2024

Diogo Soares participará da competição continental na Colômbia

12.05.2024

Conjunto brasileiro deixa Portugal com três medalhas; na véspera, havia conquistado a prata no geral

11.05.2024

Babi e Jojô tornam-se as primeiras brasileiras a alcançar final individual num mesmo aparelho em etapa deste nível na história