Brasil define Seleção Feminina de Ginástica Artística para fase de aclimatação na Inglaterra
04.07.2012
| 36 visualizações
-
Georgette fez o anúncio das sete ginastas que participarão da aclimatação
Divulgação
-
Seleção que fará aclimatação
Divulgação
-
Bruna Leal, Adrian e Daniele estão garantidas nos Jogos Olímpicos
Divulgação
-
Daniele mostra material recebido após o anúncio
Divulgação
Coordenadora técnica Georgette Vidor fez o comunicado nesta quarta-feira (4) após treino no Centro de Treinamento do Rio
Rio de Janeiro (RJ) - A Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística está definida para o período de aclimatação, que antecede os Jogos Olímpicos de Londres. Sete atletas participarão das atividades em Ipswich, na Inglaterra, e apenas cinco seguirão para a competição em Londres. O comunicado foi feito pela coordenadora técnica da equipe feminina Georgette Vidor, logo após o treino desta quarta-feira (4), no Centro de Treinamento do Velódromo, no Rio de Janeiro. Ao todo, nove ginastas participaram da fase de treinamentos, e tinham chances de estar entre as pré-convocadas.
A equipe será composta pelas seguintes atletas: Daniele Hypolito (C.R. Flamengo), Daiane dos Santos (E.C.Pinheiros), Adrian Gomes (Grêmio Náutico União), Bruna Leal (Cegin), Ethiene Franco (Cegin), Harumy de Freitas (Cegin) e Laís Souza (E.C.Pinheiros).
Os critérios adotados pela comissão técnica para selecionar as ginastas foram a participação em etapa da Copa do Mundo, no Meeting Internacional do Brasil e nos estagios de treinamentos da seleção. Bruna Leal, Daniele Hypolito e Adrian Gomes foram as únicas que cumpriram toda a programação e, por isso, já estão garantidas na equipe que competirá nos Jogos Olímpicos. "Toda a comissão técnica conversou para definir o que as meninas precisavam realizar este ano para estar na seleção. Apenas três cumpriram todas as etapas, as outras serão escolhidas em Ipswich." - afirmou a coordenadora técnica Georgette Vidor. O supervisor da seleção Klayler Mourthé reforçou ainda mais a opinião de Georgette. "As decisões não são tomadas com emoção, com rompantes. As decisões são tomadas a partir de uma base bastante sólida de desempenho esportivo dos atletas, de como formar a melhor equipe diante de todo o planejamento estabelecido."
O grupo conta com atletas experientes e algumas estreantes em Jogos Olímpicos. Daniele Hypolito, que disputará a quarta edição dos Jogos, relembra com carinho a primeira vez dela em Sydney. "Estou muito feliz por mim, pela Adrian e pela Bruna, que participarão pela primeira vez de uma Olimpíada. Pra mim é a quarta mas também me emociono. Vai ser muito bom ir com elas e relembrar os momentos que vivi em Sydney". Já Adrian Gomes, não vê a hora de chegar em Londres e descobrir a magia que envolve uma Olimpíada. "É muito gratificante ser anunciada entre as três garantidas. Eu já sabia, mas é muito diferente ser chamada na frente de todo mundo. É como se eu tivesse ganhado um prêmio muito grande. A ficha ainda não caiu. Acho que só vai cair lá quando eu entrar na Vila mesmo".
A Seleção Feminina de Ginástica Artística embarca para Ipswich, na Inglaterra, na próxima terça-feira (10), onde iniciará o período de aclimatação para Londres.
Ginastas
Adrian Gomes
Clube: Grêmio Náutico União (RS)
Nascimento: 05/04/1990 (22 anos)
Local: Porto Alegre/RS
Principal aparelho: Salto e trave
Principais resultados: 2º lugar individual geral no pan-americano Interclubes 2000/2002, vice campeã brasileira adulta de salto 2007, prata no solo e no salto no Brasileiro/10. Em 2011, foi campeã por equipes com a Seleção no 1º Meeting Internacional de Ginástica Artística, quando também conquistou medalha de ouro no individual geral e no salto, além da prata na trave. Em julho, foi bronze por equipes, com o Grêmio Náutico União, e bronze na final individual do salto, no Campeonato Brasileiro, além de ter conquistado o ouro na II Etapa do Circuito Caixa. Também foi bronze no salto na etapa de Ghent da Copa do Mundo
Bruna Yamamoto Leal
Clube: Cegin (PR)
Nascimento: 24/04/1993 (19 anos)
Local: Rio de Janeiro/RJ
Principal aparelho: Paralelas
Principais resultados: 14ª colocada no individual geral no Mundial de Londres/09, prata no individual geral do Brasileiro/10. Em 2011, no Campeonato Brasileiro, foi prata com o Cegin, bronze no individual geral e ouro nas assimétricas.
Daiane dos Santos
Clube: E.C.Pinheiros
Nascimento: 10/02/1983 (29 anos)
Local: Porto Alegre (RS)
Principal aparelho: Solo
Principais Resultados: Campeã Mundial no solo (2003), bi-campeã da Copa do Mundo no solo (2004 / 2006), 5ª colocada no solo, na Olimpíada de Atenas (2004) e 6ª colocada no solo, na Olimpíada de Pequim (2008). Em 2011, foi campeã por equipes com a Seleção no 1º Meeting Internacional de Ginástica Artística, competição na qual conquistou, também, bronze no salto e ouro no solo. Em setembro, foi bronze no solo na etapa de Ghent da Copa do Mundo.
Daniele Hypolito
Clube: C.R. Flamengo (RJ)
Nascimento: 08/09/1984 (27 anos)
Local: Santo André/SP
Principal aparelho: Trave e solo
Principais resultados: Três participações em Olimpíadas (Sydney/2000 - 20ª no individual geral, Athenas/2004 - 12ª no individual geral e Pequim/2008 - 8º lugar por equipe); prata por equipe no Pan do Rio de Janeiro/07 e bronze por equipe em Winipeg; Ouro no solo na Copa do Mundo de Portugal/10; ouro no individual geral, no solo e nas paralelas assimétricas e prata na trave do Brasileiro/10. Em 2011, conquistou a medalha de ouro no salto e o bronze no solo, na Copa do Mundo de Doha. Foi campeã do Troféu Brasil e da I Etapa do Circuito Caixa, em Brasília. No Campeonato Brasileiro, em julho, mais seis medalhas: três de ouro, com o Flamengo, no individual geral e na trave; além de três de prata, no solo, no salto e nas assimétricas. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, foi bronze no solo e na trave.
Ethiene Franco
Clube: Cegin (PR)
Nascimento: 27/04/1992 (20 anos)
Local: Curitiba/PR
Principal aparelho: Paralelas
Principais resultados: Oitavo lugar por equipe nos Jogos Olímpicos de Pequim/08; bronze nas paralelas assimétricas na etapa da Copa do Mundo de Cottbus/08; bronze na trave e no solo na Copa do Mundo de Moscou/09.
Harumy de Freitas
Clube: Cegin (PR)
Nascimento: 24/06/1995 (17 anos)
Local: Curitiba/PR
Principais resultados: Sétimo lugar no Mundial Juvenil (2009), segundo lugar no Brasileiro Juvenil (2009), segundo lugar no Circuito Caixa (2009), quarto lugar no Brasileiro Adulto (2009), quarto lugar no Brasileiro Juvenil (2007), quinto lugar no Brasileiro Juvenil (2008), campeã por equipes, na trave paralela, terceiro lugar no salto do Brasileiro Infantil (2007), segundo lugar na paralela, terceiro no solo e salto do Brasileiro Juvenil (2009).
Laís Souza
Clube: Esporte Clube Pinheiros
Nascimento: 13/12/1988 ( anos)
Local: Ribeirão Preto
Principal aparelho: Geral
Principais resultados: 5º lugar no Mundial da Alemanha/07 (equipe), 3º lugar no salto e 2º por equipe nos Jogos Pan Americanos - RJ/07, em Brasileiros foi 1º lugar por equipe e nas paralelas em 2007, 1º na trave e no salto, 2º no individual geral e 1º por equipe em 2004, 2º lugar por equipe e 1º nas paralelas em 2006, 1º por equipe em 2003 e 1º no solo em 2002. Em Copas do Mundo ficou em 2º lugar no salto e 3º no solo em São Paulo/07, 2º lugar no solo e terceiro no salto na Rússia/06, 3º no solo e na trave na Alemanha/06, 1º no salto, 2º no solo na Alemanha em 2005, 3º no salto na Alemanha em 2004. Em 2012 foi bronze Copa do Mundo na Croácia. Participou de duas edições de Jogos Olímpicos (Atenas e Pequim).
Supervisor: Klayler Mourthé
Coordenadora: Georgette Vidor
Treinadores: Adriana Alves (Grêmio Náutico União), Irina Ilyashenko (Cegin) e Ricardo Pereira (Flamengo)
Chefe de delegação: Heine Milani
Fisioterapeuta: Igor Letra de Oliveira Carvalho