Seleção de Ginástica Rítmica de Conjunto conquista participação em Copas do Mundo categoria A

17.12.2013  |    14 visualizações

Equipe, que está entre as 12 melhores do Mundo, assegura feito inédito para o Brasil e para a América Latina

Santo André (SP) - 2013 foi de muitas conquistas para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. No ano que vem, o País será um dos participantes das Copas do Mundo pela categoria A da Federação Internacional de Ginástica (FIG), feito inédito para o Brasil e para a América Latina. Isso é motivo de muito orgulho e comemoração, já que apenas as 12 melhores Seleções de Conjunto do Mundo têm vaga.

Esse direito foi conquistado em virtude dos resultados atuais alcançados pela Seleção de Conjunto. A equipe garantiu a primeira medalha de bronze em uma etapa de Copa do Mundo, em Minsk, na Bielorrússia, em maio, e fez bonito no Campeonato Mundial, em Kiev, na Ucrânia, em agosto, onde fechou na 12ª colocação no geral. Assim como o Brasil, estão entre as 12 melhores do Mundo a Alemanha, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, China, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Rússia e Suíça.

A técnica da Seleção de Conjunto, Camila Ferezin, afirma que, agora, a responsabilidade será ainda maior. "No ano que vem, participaremos de nossa primeira Copa do Mundo da categoria A, que será na Alemanha, em março, só com a elite. Todos irão olhar para esses Países, inclusive para nós, com outros olhos. Subimos um degrau muito alto e agora temos que, não só permanecer nele, como também melhorar ainda mais a nossa colocação no próximo Campeonato Mundial", apontou.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, disse estar muito orgulhosa com essa conquista. "Essa é mais uma vitória, em um ciclo olímpico que está sendo maravilhoso. Nós vivemos um momento histórico na modalidade, em que é possível afirmar que estamos em igualdade com outras grandes potências internacionais, o que foi gerado pelo esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos. Isso é mais uma prova de que estamos no caminho certo rumo ao nosso objetivo principal, que são os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", destacou.
Leia também...
26.06.2025

FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países

22.06.2025

Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil

21.06.2025

Seleção Brasileira Juvenil de Conjunto é vice-campeã no All Around no Campeonato Mundial da categoria, na Bulgária

20.06.2025

Comissão técnica, que conta com neurocientista e psicóloga, capricha na preparação mental