Em momento 'decisivo', Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica participa de três Copas do Mundo

18.05.2016  |    56 visualizações

Bielorrússia, Bulgária e Espanha são os próximos destinos das brasileiras, com vaga assegurada nos Jogos Olímpicos

Da redação, Santo André (SP) - Após participar de uma 'maratona' de Copas do Mundo, em março, e do evento-teste, em abril, a Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica tem pela frente mais desafios nas próximas semanas. Em três etapas de Copa do Mundo, as brasileiras vão mostrar, mais uma vez, a evolução da modalidade no País e porque tem tudo para surpreender nos Jogos Olímpicos. A primeira delas será em Minsk, na Bielorrússia, com início nesta sexta-feira (20). De lá, embarcam para Sófia, na Bulgária, para mais uma etapa e, logo depois, para Guadalajara, na Espanha.

Há três anos, foi exatamente no Palácio dos Esportes, em Minsk, que a equipe conquistou a inédita medalha de bronze em Copas do Mundo. Com a proximidade das Olimpíadas, as ginastas estão vivendo um dos momentos mais importantes do ciclo. Por isso, o objetivo agora não é subir ao pódio, mas sim, preparar o grupo e deixá-lo da melhor forma possível para agosto, quando vão em busca de um resultado inédito em casa.

"Nestas três etapas da Copa do Mundo, vamos testar as ginastas Emanuelle Lima e Beatriz Pomini, campeãs com o conjunto nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado. Elas são excelentes atletas. Vamos continuar com o nosso planeamento de testar as meninas nas competições para escolhermos as cinco melhores preparadas para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos", explicou a técnica Camila Ferezin.

Todo o planejamento da comissão técnica está sendo traçado para que a equipe faça história no Rio 2016. "Nos Jogos Olímpicos, queremos conquistar vaga na final e um resultado inédito para o Brasil. A nossa melhor colocação foi um oitavo lugar em Sidney (2000), quando eu era ginasta, mesma posição de Atenas (2004), quando eu era assistente-técnica. Então, se ficarmos em sétimo já faremos história. No meu caso, será a realização de um sonho participar da competição também como técnica", destacou a experiente Camila.

Pelo individual, o Brasil contará com Natália Gaudio, também classificada para as Olimpíadas. A capixaba está na Europa desde o dia 11 para um estágio de treinamento em Sófia, Bulgária, e também representará o País nas etapas de Minsk, Sófia e Guadalajara da Copa do Mundo.

As brasileiras fazem a classificatória das cinco fitas nesta sexta-feira (20), enquanto a de arco e maças será no sábado (21). Pelo individual, Natália faz arco e bola na sexta-feira (20). No sábado (21), será a vez de maças e fita. As finais, tanto do individual quanto do conjunto, serão no domingo (22), com as oito melhores em cada aparelho.

Programação

Sexta-feira (20)
11h às 14h15: classificatórias arco e bola individual
14h30 às 15h: classificatória cinco fitas conjunto

Sábado (21)
9h às 12h15: classificatórias maças e fita individual
12h30 às 13h: classificatória arco e maças conjunto
13h: premiações individual geral e conjunto geral

Domingo (22)
5h: finais arco e bola individual
6h: final cinco fitas conjunto
6h30: finais maças e fita individual
7h30: final arco e maças conjunto
8h15: premiações por aparelhos individual e conjunto

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Chefe de delegação: Bruna Rosa

Médico: Thiago Leal
Fisioterapeuta: Agilson Lisboa
Árbitra: Maria da Conceição Costa
Leia também...
25.08.2025

Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países

23.08.2025

A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial

22.08.2025

Babi termina em 9º lugar — melhor resultado da história para o país — enquanto Jojô fecha em 18º, consolidando a primeira vez do Brasil com duas finalistas no Mundial de Ginástica Rítmica.

21.08.2025

Finais acontecem nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, na Arena Carioca 1