Ginástica aeróbica define os classificados para a Gymnasíade 2016

31.05.2016  |    55 visualizações

Modalidade contará com a participação de nove atletas brasileiros, que irão competir em diversas categorias

Da redação, Santo André (SP) - A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) divulgou a delegação brasileira de ginástica aeróbica para os Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasíade, que será na cidade de Trabzon, na Turquia, de 10 a 17 de julho. Os atletas foram definidos após seletiva realizada no ginásio da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), nos dias 12 e 13 de maio.

Para a competição, foram convocados os ginastas Michel Douglas Dias Teles (Minas Gerais) e Leonardo Dorneles dos Santos (Rio Grande do Sul) pelo individual masculino, enquanto Maria Eduarda Oliveira (Minas Gerais) e Isabela Machado Monteiro (Rio de Janeiro) pelo feminino. Para as apresentações em dupla, foram selecionadas Maria Eduarda Oliveira e Michel Douglas Dias Teles, ambos de Minas Gerais. Já os trios serão compostos por Clara Mosa Salustiano, Ana Caroline da Hora Jesus e Maria Eduarda Moreira D’Elia, do Rio de Janeiro, e Maria Eduarda Oliveira, Michel Douglas Dias Teles e Eduarda Marques Celestino Azevedo, de Minas Gerais. Para fechar, o grupo será formado por Maria Eduarda Moreira D’Elia, Clara Mosa Salustiano, Isabela Machado Monteiro, Ana Caroline da Hora Jesus e Luana Coutinho Barreira, todas do Rio de Janeiro. Os atletas serão acompanhados pelos técnicos Kátia Lúcia Moreira Lemos, de Minas Gerais, e Luís Ramiro Lima, do Rio de Janeiro.

Para Maria Eduarda Poli, coordenadora do comitê técnico de ginástica aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), mesmo com a presença de países que são destaques na modalidade, o Brasil promete surpreender. "Hungria, Romênia, França e Espanha são fortes e vão brigar por medalhas, mas acredito que o Brasil chegará às finais em todas as categorias, pois está com um time muito forte", frisou.

Técnico dos ginastas do Rio de Janeiro e que estará com a delegação na Turquia, Ramiro Lima contou que há meses os atletas vinham se dedicando totalmente para fazer parte da equipe na Gymnasíade. "Todos queriam demais essa oportunidade e, por isso, se dedicaram muito ao esporte e aos estudos. Foi assim que conseguimos a sonhada classificação e agora é treinar ainda mais para fazermos bonito na Turquia."

Assim como Ramiro, Kátia Lemos também foi convocada para a Gymnasíade. Segundo a treinadora, participar dessa competição será uma chance única para os ginastas. "Esses atletas terão a oportunidade de terem uma vivência olímpica e verão o quão longe pode levar um trabalho orientado nas escolas, além da força de transformação do esporte. Tenho certeza que isso ficará marcado na memória desses jovens para sempre", encerrou.

A Gymnasíade, maior evento esportivo escolar do mundo, é realizada a cada quatro anos e reúne vários esportes, entre eles a ginástica artística masculina e feminina, a ginástica rítmica e a ginástica aeróbica. Nesta 16ª edição, serão cerca de dois mil atletas de 15 a 17 anos, representando 33 países.
Leia também...
25.08.2025

Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países

23.08.2025

A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial

22.08.2025

Babi termina em 9º lugar — melhor resultado da história para o país — enquanto Jojô fecha em 18º, consolidando a primeira vez do Brasil com duas finalistas no Mundial de Ginástica Rítmica.

21.08.2025

Finais acontecem nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, na Arena Carioca 1