Em preparação para o Rio 2016, brasileiras fazem história em Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
04.06.2016
| 49 visualizações
-
Luciene Resende, presidente da CBG, com Natália Gaudio
Divulgação
-
Natália Gaudio e a técnica Monika Queiroz
Ricardo Bufolin/CBG
-
Natália Gaudio conquistou a maior nota da carreira
Ricardo Bufolin/CBG
-
Seleção de Conjunto conquistou a maior nota da equipe no ciclo olímpico
Ricardo Bufolin/CBG
-
Seleção de Conjunto está nas finais da Copa do Mundo da Espanha
Ricardo Bufolin/CBG
Natália Gaudio conquistou a maior pontução da carreira em competições internacionais; Seleção de Conjunto passou dos 17,000 e garantiu a melhor nota da equipe neste ciclo olímpico
Da redação, Santo André (SP) - A ginástica rítmica brasileira continua se destacando nas competições internacionais. Na etapa de Guadalajara, na Espanha, da Copa do Mundo, as atletas do País fizeram história e comemoraram os resultados conquistados neste sábado (4). Pelo individual, Natália Gaudio garantiu a maior nota da carreira em eventos internacionais. Já a Seleção de Conjunto recebeu a maior nota da equipe neste ciclo olímpico e ainda se classificou para as finais por aparelhos. As decisões serão neste domingo (5), a partir das 11h05 (horário de Brasília).
Quando deixou o tablado do Pavilhão Multiusos de Guadalajara, o sentimento de Natália Gaudio era de superação. No primeiro dia de classificatórias, ontem, a capixaba entrou em quadra com uma inflamação na garganta, o que prejudicou o desempenho da ginasta. No arco, a atleta somou 14,900 pontos, enquanto na bola, fez 15,050, notas abaixo do esperado, mas ela não se abateu. Hoje, no segundo e último dia das qualificatórias, superou as próprias expectativas e levou 16,200 nas maças e 16,800 na fita, para a alegria de Natália e da técnica Monika Queiroz.
"Hoje foi uma superação total, pois ontem foi um dia difícil. Acordei melhor e busquei todas as minhas forças. Queria encerrar essa temporada feliz com meu desempenho e consegui. Foi um período de aprendizados muito bons para mim. Nunca sabemos quando vamos nos deparar com as adversidades da vida e, por isso, temos que estar preparados para tudo. Foi um grande teste. Nós estamos sempre modificando detalhes para melhorarmos ainda mais as séries e deu tudo certo", comemorou Natália, treinada por Monika Queiroz.
Pelo conjunto, as brasileiras Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach também fizeram história. Após os 16,500 pontos nas cinco fitas, ontem, as ginastas deram um show no tablado e conquistaram 17,150 no arco e maças, neste sábado (4), a maior nota da equipe no ciclo olímpico.
"Estou muito feliz pelo desempenho do conjunto do Brasil. Viemos para essas Copas do Mundo com o objetivo de atingir os 17,000. Foi difícil e falhas aconteceram, trocamos algumas ginastas, mas seguimos trabalhando duro e lutando a cada minuto para que essa nota viesse. Essa pontuação é resultado de muito suor. Agora é seguir trabalhando com foco na execução e em busca das próximas metas. É muito bom ver o crescimento desse grupo e sentir que a cada competição elas evoluem e ficam mais confiantes para lutar por nosso País nos Jogos Olímpicos", elogiou a técnica Camila Ferezin.
A decisão das cinco fitas será neste domingo (5), das 11h05 às 11h45 (horário de Brasília). A disputa por medalhas no arco e maças será logo depois, das 13h05 às 13h45.
Programação
Horário de Brasília
Domingo (5)
10h às 11h: finais individual arco e bola
11h05 às 11h45: final conjunto cinco fitas (Brasil)
12h às 13h: finais individual maças e fita
13h05 às 13h45: final conjunto arco e maças (Brasil)
13h50 às 14h10: cerimônias de premiação por aparelho individual e conjunto
Delegação brasileira
Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz
Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Chefe de delegação: Bruna Rosa
Médico: Thiago Leal
Fisioterapeuta: Agilson Lisboa
Árbitras: Maria da Conceição Costa e Maria de Fátima Negreiros