Em preparação para o Rio 2016, Rafael Andrade participa de Copas do Mundo de Ginástica de Trampolim

15.06.2016  |    47 visualizações

Brasileiro, ao lado dos companheiros de Seleção Ramirez Pala e Camilla Gomes, está na Itália para etapa da competição; na sequência, seguem para Suíça e Portugal

Da redação, Santo André (SP) - A Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim participa da Copa do Mundo de Bréscia, na Itália, neste fim de semana. As provas serão no Centro Sportivo San Filippo e terão início no sábado (18), com as classificatórias. As finais serão no domingo (19). A etapa da competição, que faz parte do calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG), contará com os brasileiros Camilla Gomes, Ramirez Pala e Rafael Andrade.

Classificado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, o goiano Rafael, de 30 anos, ressaltou a importância desses eventos na preparação final. "Essas Copas do Mundo serão muito importantes para trazer consistência às séries. Estar em um ritmo de competição com regularidade é o meu objetivo neste momento, já que estamos na reta final de preparação para as Olimpíadas", planejou. Da Itália, o trio de ginastas segue para as etapas de Arosa, na Suíça, e depois para a de Coimbra, em Portugal.

Em relação ao evento-teste, em abril, as séries do brasileiro terão combinações diferentes. "De lá para cá, fizemos alguns testes com outras séries para decidirmos, principalmente, com qual eu teria mais eficiência e segurança nos treinos. Tive um progresso grande em relação a isso e espero que tenha efeito na minha competição", observou.

Técnica de Rafael e da Seleção, Tatiana Figueiredo explicou sobre as alterações nas séries do ginasta. "Ele diminuiu um pouco a dificuldade da série livre para que possa obter uma nota mais alta de execução e tempo de voo. Com essa mudança, o Rafael também conseguiu aumentar o volume de séries realizadas nos treinos. Em termos de pontuação, o objetivo é chegar aos 103,000, 104,000 pontos no total."

Com as duas séries novas, tanto a obrigatória quanto a livre, Camilla já está de olho nos próximos anos, segundo Tatiana. "A Camilla aumentou a dificuldade das duas séries, já pensando no próximo ciclo olímpico. Nessas Copas do Mundo, o objetivo específico dela é obter 97,000 pontos. Já no caso do Ramirez, a meta principal é que ele realize as séries com solidez. Ele fará as mesmas rotinas realizadas nas competições anteriores", concluiu a treinadora.

A competição contará com cerca de 120 participantes, de 26 países. Haverá provas do individual e sincronizado, pelo masculino e feminino.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (18)
5h às 10h: classificatórias individual
13h40 às 15h20: classificatórias sincronizado

Domingo (19)
12h às 14h: finais individual e sincronizado
14h: premiações

Delegação brasileira

Ginastas: Camilla Gomes, Carlos Ramirez Pala e Rafael Andrade
Técnicos: Rodrigo Bachur e Tatiana Figueiredo
Fisioterapeuta: José Carlos Brandão
Árbitro: Klayler Mourthé
Chefe de delegação: Ana Rita Fraga
Leia também...
25.08.2025

Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países

23.08.2025

A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial

22.08.2025

Babi termina em 9º lugar — melhor resultado da história para o país — enquanto Jojô fecha em 18º, consolidando a primeira vez do Brasil com duas finalistas no Mundial de Ginástica Rítmica.

21.08.2025

Finais acontecem nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, na Arena Carioca 1