Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica quer usar experiência em Copa do Mundo para a Rio 2016

06.07.2016  |    56 visualizações

Brasileiras estão na Rússia para as apresentações que têm início neste sábado (9)

Da redação, Santo André (SP) - Na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos, a Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica participa de mais uma competição como parte de um 'tour' internacional que o grupo está fazendo de olho na Rio 2016. Após ser finalista do Berlim Master, na Alemanha, no último fim de semana, as brasileiras estão na Rússia, potência na modalidade, para a Copa do Mundo de Kazan. As classificatórias serão neste sábado (9) e as decisões de medalhas no domingo (10).

As convocadas para a competição foram Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach. Das seis, Francielly e Jéssica embarcaram para a Europa como nomes garantidos para a Rio 2016. Durante os treinamentos na Rússia, a técnica Camila Ferezin definiu mais uma convocada: a paranaense de Toledo Morgana Gmach, de 21 anos. Ainda restam duas vagas, que serão divulgadas após esses testes internacionais.

"A Morgana é um exemplo de perseverança. Para entrar na Seleção de Conjunto, ela participou de mais de três seletivas. Ficou quase um ano na posição de reserva e entrou na equipe titular para os Jogos Pan-Americanos, na véspera de embarcarmos para Toronto, após a Débora Falda se lesionar. Lá conquistamos dois ouros. Ela soube aproveitar todas as oportunidades que Deus lhe deu. Fico muito feliz por dar essa notícia para a Morgana, pois sei o quanto ela batalhou", anunciou Camila.

Além de escolher a equipe que busca conquistar o melhor resultado brasileiro da história da modalidade - os destaques foram as oitavas colocações em Sidney/2000 e Atenas/2004 -, o grupo quer aumentar as notas. Para isso, a dedicação diária é árdua.

Para atingir o objetivo da comissão técnica de manter a evolução na pontuação, as ginastas treinam de oito a dez horas por dia. No início de junho, em Guadalajara, na Espanha, faturaram 17,150 pontos no arco e maças, a maior nota da equipe no ciclo olímpico. Na competição do último fim de semana, na Alemanha, seguiram com a constância e somaram 16,850 nas cinco fitas e ficaram na quarta colocação do aparelho, à frente da Ucrânia, uma das potências da modalidade. No arco e maças, o conjunto do Brasil fez 16,700.

"Nós vamos seguir trabalhando para melhorarmos as execuções das séries. Nesta reta final, estamos focadas ainda mais nos detalhes. Daqui para frente, é isso que vai fazer a diferença", encerrou Camila.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (9)
8h às 10h: classificatórias conjunto
10h: premiação conjunto geral

Domingo (10)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto arco e maças
9h30: premiações por aparelhos

Delegação brasileira

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica

Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Médico: Francis Vasconcelos
Fisioterapeuta: Alan Fontes
Árbitra: Maria da Conceição Costa
Chefe de delegação: Bruna Rosa
Leia também...
28.08.2025

Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto

28.08.2025

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.

25.08.2025

Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países

23.08.2025

A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial