Sinergia em nível mundial expande Padel profissional

26.06.2019  |    116 visualizações

Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking

A partir do próximo mês de julho, os rankings da Federação Internacional de Padel (FIP) e do World Padel Tour, a grande liga da modalidade em termos mundiais, serão unificados. O resultado prático de acordo é aumentar as oportunidades para os jogadores atuarem em grandes etapas internacionais.

Segundo o comunicado em conjunto das duas instituições, o circuito internacional vai ganhar novas categorias de torneios. Atualmente, já existem o Master final, o Master, o Open e o Challenger. Todos organizados pelo World Padel Tour.

A partir de agora, soma-se aos quatro níveis de competição outras três. A FIP Star, a FIP Rise e a FIP Promotion. Todos serão integralmente organizados pela federação internacional, mas também somarão pontos para o ranking mundial.

Estes novos torneios vão abrir mais espaço para que jogadores de ponta em nível local, ao contrário do que ocorre hoje, tenham mais chances de entrar em contato com atletas estrangeiros de alto nível. Até então, como vinha sendo feito neste ano, os jogadores de destaque em seus países eram convidados para entrar nas chaves principais dos torneios mais competitivos.

O primeiro campeonato organizado pela FIP, que já vai contar pontos para o ranking da liga do World Padel Tour, será realizado neste fim de semana na Holanda. Serão distribuídos 3 mil euros em prêmios e 20 pontos no ranking único.

“É um projeto muito importante, nascido da cooperação entre a FIP e o World Padel Tour, que oferece um sinal claro para o Padel profissional. A FIP vai assegurar a expansão internacional do nosso esporte com um interesse renovado no Padel de mais alto nível” afirma Luigi Carraro, presidente da FIP, que esteve em São Paulo no primeiro semestre com o objetivo de colocar o Brasil na rota da expansão do Padel.

São Paulo recebe em novembro, pela primeira vez na história, uma etapa mundial do World Padel Tour. O torneio da categoria Open será realizado no ginásio do São Paulo Futebol Clube, ao lado do Morumbi. 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Master de Valladolid  termina com duas grandes finais

Troféus ficaram com as segundas melhores duplas do mundo nas chaves masculina e feminina

 

Com jogos que entusiasmaram o público, terminou no último domingo (23) o Master de Valladolid, um dos principais torneios do calendário anual do World Padel Tour. 

Na chave feminina, o título ficou para a dupla Ariana Sánchez e Alessandra Salazar. As espanholas, que estão em terceiro e quarto do ranking mundial respectivamente, derrotaram a melhor dupla da temporada até agora, Marta Marrero e Marta Ortega, ambas também da Espanha. 

As Martas, primeiras colocadas do ranking, mesmo com uma grande recuperação no primeiro set, quando viraram para 7 a 5 após saírem perdendo por 5 a 2, não conseguiram impor o seu jogo.

A dupla AS, como são conhecidas as segundas do mundo por causa das iniciais idênticas de seus nomes, mesmo perdendo cinco games seguidos no primeiro set se recuperaram bem e venceram os dois sets finais por 6-1 e 6-4.

A dupla venceu o terceiro título do ano e mostrou que está firme na disputa pelo primeiro lugar do ranking. Duelo que promete ser empolgante até o fim do ano.

No masculino, outro jogo bastante equilibrado rendeu também o terceiro título do ano ao vice-líderes do ranking mundial, os espanhóis Paquito Navarro e Juan Lebrón. Individualmente, eles estão na terceira e na quinta posição do ranking mundial. 

Os jogadores bateram a dupla vencedora do Masters de Buenos Aires, Juani Mieres e Ale Galan, ambos da Espanha, por um duplo 6-4. 

Os vice-campeões, mesmo antes da derrota, já anunciaram que não terminarão juntos a temporada de 2019. O jovem Galan, de 23 anos, será parceiro do brasileiro Pablo Lima. O atleta de Porto Alegre ocupa atualmente a terceira posição do ranking mundial.



 

Leia também...
12.07.2019

Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália

04.07.2019

Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base

19.06.2019

Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán

13.06.2019

País ibérico tem 80 mil praticantes da modalidade