Federação Internacional de Padel ratifica objetivo olímpico

12.07.2019  |    136 visualizações

Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália

Depois da reunião realizada no Brasil, em março, quando o novo board da Federação Internacional de Padel foi escolhido pelo voto das federações nacionais, o objetivo de inserir a modalidade no mundo olímpico está cada vez mais presente nas pautas da instituição. O presidente da entidade internacional, o italiano Luigi Carraro, disse na ocasião que vem trabalhando para que o sonho vire realidade o quanto antes.  

O próximo passo, segundo comunicado da federação internacional, é demonstrar para o mundo a capacidade de organização do esporte e divulgar também como ele vem crescendo no cenário internacional. O momento, segundo informa da federação, é de todos trabalharem unidos para um Padel forte, independente e “olímpico”.

A Federação Internacional de Padel, única entidade mundial reconhecida pela Associação Global das Federações Internacionais de Esportes (GAISF, na sigla em inglês), fez dois anúncios importantes no primeiro semestre de 2019 para assumir seu papel de organizar e fomentar o Padel mundial.

Depois de fechar um acordo para unificar seu ranking com o da World Padel Tour, espécie de liga mundial da modalidade (que vai desembarcar pela primeira vez no Brasil em novembro, com o São Paulo Open), a entidade sediada em Roma agora apresenta outra definição importante.

O XI European Padel Championship, marcado para ocorrer entre os dias 3 e 9 de novembro, será realizado na Itália. Segundo a federação internacional, outros eventos ou calendários divulgados pela Europa em junho não são oficialmente reconhecidos pela entidade e, por isso, devem ser tratados como eventos privados.

A unificação dos rankings da federação internacional e da World Padel Tour vai aumentar as chances de os jogadores, que antes tinham apenas presença nacional, jogarem mais torneios de nível internacional. O objetivo é elevar o nível do esporte.

Depois do acordo, o calendário internacional ganhou novas categorias de torneios. Hoje, existem o Master Final, sempre no fim do ano, além dos vários Master, Open e Challenger. Todos organizados pela World Padel Tour. 

A unificação culminou com a criação de mais três categorias de campeonatos, que serão organizados pela federação internacional (FIP, na sigla em inglês), mas que somarão pontos ao ranking mundial. Já entraram no calendário de 2019, também, as etapas de FIP Star, FIP Rise e FIP Promotion.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

Lima e Bela, uma dupla lendária

Separação de brasileiro e argentino rende vídeo de jogadas incríveis

 

Apesar de ter terminado com uma imagem triste, a contusão do argentino Fernando Belasteguín na final do Master de Buenos Aires, a parceria entre Bela e o brasileiro Pablo Lima ficou na história do World Padel Tour, como revelam algumas das jogadas incríveis protagonizadas por ambos.

https://www.worldpadeltour.com/noticias/competicion/fernando-belasteguin-y-pablo-lima-una-pareja-historica/

Entre a primeira vitória, em 25 de março de 2015, no Estrella Damm Barcelona Master e o fatídico jogo em quadras portenhas no dia 9 de junho, foram quatro temporadas e meia e 35 títulos conquistados. Durante três anos e oito meses os jogadores da dupla ficaram no primeiro lugar do ranking do circuito mundial.

Em termos individuais, o argentino Fernando Belasteguin, de 40 anos, é um dos grandes nomes do Padel. Ele liderou o ranking mundial durante 16 temporadas seguidas. Depois que se recuperar da lesão no tendão, ele estará de volta para mais buscar mais conquistas.

Em seu currículo, ele tem 330 vitórias em jogos oficiais, dos 361 que participou. Chegou a ficar 63 partidas sem perder. A separação entre ele o brasileiro Pablo Lima, anunciada com antecedência por ambos nas redes sociais, ocorreu porque os dois decidiram buscar novos rumos.

O brasileiro Lima participa nesta semana do Open de Valência, ao lado da revelação espanhola Alejandro Galán, de 23 anos. O atleta faturou o seu primeiro Master exatamente em Buenos Aires, ao lado do argentino Juan Mieres. Título obtido exatamente após a desistência de Bela e Lima.  

As estatísticas do gaúcho radicado na Espanha, de 32 anos, também revelam o alto nível de seu jogo. Em 371 partidas, ele venceu 321. Sua melhor série de triunfos consecutivos soma 53 jogos.

    

 

Leia também...
04.07.2019

Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base

26.06.2019

Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking

19.06.2019

Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán

13.06.2019

País ibérico tem 80 mil praticantes da modalidade