Da Redação (SP) - As emoções do Mundial de Ginástica Rítmica ainda estão vivíssimas na memória. Mas o show não pode parar, e a GR do Brasil mostra os talentos de sua novíssima geração no Sul-Americano de Barranquilla, que começa nesta sexta-feira (13).
As representantes brasileiras na categoria elite serão Maria Eduarda Alexandre, Ana Luísa Neiva e Thainá Ramos. Já o conjunto será formado por uma mescla de algumas ginastas que já foram titulares e outros jovens talentos, que treinam juntas em Aracaju, sob o comando da treinadora Camila Ferezin.
Camila explica a dinâmica de trabalho que permite o aproveitamento de um contingente mais numeroso de atletas muito bem preparadas. “Temos um time com 12 ginastas, e assim formamos 2 grupos para treinar ao longo da temporada, definimos como Grupo 1 e Grupo 2. Cada ginasta do grupo tem sua substituta e assim vamos trabalhando e definindo a cada competição quem está melhor física, técnica e mentalmente para cada competição. Especialmente para este Sul-Americano convocamos o G2 integralmente para avaliarmos em quadra estas ginastas e definirmos os próximos passos”.
A treinadora deu uma pincelada sobre a mistura que faz a força do grupo que rumou para a Colômbia. “Neste grupo temos ginastas experientes como a Victória Borges, que foi medalha de ouro no conjunto cinco arcos na Copa do Mundo de Portugal e também a ginasta mais nova na Seleção, com apenas 16 anos, e que irá fazer sua estreia, a Maria Fernanda Moraes”.
O público que é fã de GR terá mais uma oportunidade de acompanhar uma atleta que entusiasma os torcedores, Maria Eduarda Alexandre. Solange Paludo, que a treina, valoriza a competição continental. “É sempre bom ter novos desafios. É o primeiro Sul-Americano da Maria Eduarda na categoria adulta. Para nós significa estar atentas a todas as oportunidades, e dispostas a atuar no aqui e agora”.
Solange descreve de maneira inspirada os primeiros passos de Maria Eduarda na categoria adulta. “Ela permanece crescendo tanto física como mentalmente, e a aprendizagem se dá até em pequenas interações. A adaptação à categoria adulta exige trabalho duro e dedicação. No entanto, está ao alcance dela, pois se compromete seriamente. Temos um percurso longo e em vários aspectos é preciso melhorar, principalmente o autoconhecimento”.
Se Maria Eduarda vive uma nova fase ao adentrar a categoria adulta, Ana Luísa Neiva vivencia o início de uma parceria com a treinadora Monika Queiroz. A ginasta trocou o Distrito Federal pelo imenso estado do Espírito Santo, e o Sul-Americano é o primeiro desafio da dupla. “Estamos iniciando uma parceria. Estamos nos conhecendo e essa competição aqui na Colômbia é um ponto de partida importante”. Monika e Ana estão juntas há cerca de 60 dias. As primeiras impressões denotam admiração. “Ela já evoluiu muito na expressão corporal e pode melhorar mais. Ela trabalha muito. É incansável e tem foco total no novo ciclo”, diz a treinadora. E dedicação e entrega, no raciocínio de Monika, são cada vez mais necessários num momento em que a competitividade interna na GR do Brasil se acirra. Há um volume maior de ginastas brasileiras de alto nível concorrendo por vagas na Seleção. “O sarrafo na GR do Brasil subiu e muito, e isso é ótimo em vários sentidos”, finaliza a treinadora.
Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2023
Local: Barranquilla / Colômbia
Período: 10 a 16/10/2023
Coliseo Elías Chegwin
Chefe de delegação: Bruna Rosa
Categoria: Adulto
Individual: Elite
Ginastas: Maria Eduarda Alexandre AGITO/PR, Ana Luísa Neiva E. CAMPEÃS/ES e Thainá Ramos SERC/SP
Treinadoras: Solange Paludo, Mônika Queiroz e Florência Rodrigues
Individual: Nível A
Ginastas: Emanuelle Felberk E. CAMPEÃS/ES, Samara Sibin AGITO/PR e Júlia Castro UNOPAR/PR Treinadoras: Mônika Queiroz Solange Paludo
Conjunto: Elite (Seleção Brasileira)
Ginastas: Gabriella Coradine, Júlia Kurunczi, Maria Fernanda Morais, Maria Flávia Britto, Mariana Gonçalves e Victória Borges
Treinadora: Camila Ferezin Auxiliar: Bruna Rosa
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028