CBG traz para o Rio de Janeiro o Mundial de Ginástica Rítmica de 2025

23.11.2023  |    338 visualizações

Entidade recebeu apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte

Da Redação (SP) - Agora é oficial. A Confederação Brasileira de Ginástica recebeu da Federação Internacional de Ginástica a confirmação de que o Comitê Executivo da entidade suprema do esporte no planeta decidiu dar ao Brasil o direito de sediar a 41ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica.

A resposta chega nove dias depois de o Brasil ter formalizado o seu pleito, protocolando o pedido junto à FIG. A CBG recebeu o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria Geral da Presidência. O evento está previsto para transcorrer em agosto de 2025.


A presidente da CBG, Luciene Resende, foi taxativa ao afirmar que esta é uma das maiores vitórias de sua gestão à frente da entidade, iniciada em 2009.


“Ao longo deste período de 14 anos, já obtivemos grandes conquistas, como medalhas olímpicas e de Mundiais de todas as cores. O Brasil se firmou primeiro como potência reconhecida da Ginástica Artística e esse mesmo processo se repete com a Ginástica Rítmica. Mas devo dizer que receber o direito de organizar, em solo brasileiro, me dá uma emoção diferente. É o reconhecimento de que o Brasil é forte dentro do ginásio, mas também fora dele. Porque significa que a FIG está dando um aval à nossa capacidade de organização, de logística, de receber as melhores atletas do mundo da maneira como se deve, com hospitalidade. Hoje é dia de comemoração, mas só hoje. Amanhã já arregaçamos as mangas, porque nosso trabalho para organizar um evento memorável vai ser extenso e árduo. Quero deixar aqui meu agradecimento ao Governo Federal, na figura do ministro do Esporte, André Fufuca, que apoiou desde o início a nossa candidatura a sede do Mundial. Não poderia deixar também de ser grata a Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência. Eles vestiram a camisa da Ginástica Brasileira e dividimos essa vitória com ambos”.


O ministro do Esporte, André Fufuca, também expressou seu contentamento com o reconhecimento da FIG à capacidade brasileira de organizar grandes eventos. “É com muito orgulho que podemos dizer que o Brasil ganhou o direito de ser sede do Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, que será realizado na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. Mostraremos, nas figuras de nossas ginastas, toda a grandiosidade, dedicação e competência da mulher brasileira”.


Vice-presidente da Consugi, a Confederação Sul-Americana de Ginástica, Ricardo Resende. “Este é um momento histórico, não só para a Ginástica do Brasil, mas também de toda a América do Sul. Termos um Mundial de Ginástica Rítmica pela primeira vez em nossa região é um acontecimento que se reveste de uma importância incomensurável. É um divisor de águas. Representa uma oportunidade para que a América do Sul tenha papel de destaque no principal evento do ano na Ginástica Rítmica. Vai acelerar o amadurecimento e a capacitação do trabalho de quem se envolve com o esporte no continente. Na qualidade de vice-presidente da Consugi, quero deixar meu agradecimento à CBG por mais uma vez transformar a face do esporte nesta parte do mundo”.

Leia também...
21.04.2024

Ginastas do Brasil emplacaram duas dobradinhas em Jesolo, na trave e no solo

20.04.2024

Caio Souza e Arthur Nory obtiveram pódio nas paralelas e na barra fixa, respectivamente

18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo