Da Redação (SP) - O Brasil tem a honra de receber o curso de Fundamentos da Ginástica, ministrado pela FIG Academy. A atividade, iniciada no dia 11, estende-se até o próximo sábado (16), em Aracaju.
A atividade é ministrada por três experts: o português Rogério Valério, que é o presidente do Comitê de Ginástica Para Todos da Federação Internacional de Ginástica, o professor Marco Antonio Coelho Bortoleto e Kizzy Fernandes Antualpa, ex-integrante da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica e professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Bortoleto, que é membro do Comitê de GPT da FIG e professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp, explica a importância da ação. “Esse curso é o alicerce para qualquer pessoa que deseje mais tarde participar de cursos de Ginástica Rítmica, Artística ou Aeróbica, por exemplo. É voltado tanto para professores de iniciação como também para professores universitários ou para qualquer treinador, que atue em nível estadual ou nacional”.
O curso conta com 22 alunos – a grande maioria é formada por brasileiros, mas há também três inscritos provenientes do Uruguai e dois do Paraguai.
“É a primeira vez que o Brasil recebe esse curso básico, daí a importância de sua realização”, diz o docente.
A FIG Academy, o braço da Federação Internacional voltado para a formação de recursos humanos, promove 40 cursos por todas as partes do mundo.
Michele Carbinato, Coordenadora de GPT da CBG, também está envolvida com a atividade. “O papel do Comitê de GPT é mediar os aspectos do curso, tanto no sentido logístico-administrativo entre FIG e CBG, quanto na prerrogativa de atualizar o conhecimento e, por vezes, refletir sobre a nossa realidade”.
Em seguida, Michele dá mais informações sobre o curso de fundamentos. “A atividade não recebeu esse nome à toa. Perpassa aquilo que dá sustentação para a nossa prática: o prazer pela prática, o componente lúdico das aulas, o repertório motor e as condições corporais para realizar os movimentos de ginástica. Nesse sentido, é a base para nos movimentarmos pela e com a Ginástica e seguir para o alto rendimento, ou como vida ativa”.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028