Da Redação (SP) - Firmemente imbuída do propósito de contribuir para a disseminação e fortalecimento da Ginástica na América do Sul, a Confederação Brasileira de Ginástica anuncia que receberá a próxima edição do Colloquium. A capital mundial da GPT será Aracaju, no período de 20 a 22 de março. Trata-se de evento concebido para favorecer a colaboração e troca de ideias de países engajados na missão – entre outras - de tornar ainda mais brilhante a Gymnaestrada, principal evento da Ginástica Para Todos (GPT) no planeta.
É a primeira vez em que o evento virá para a América do Sul. A América do Norte recebeu o Colloquium em 2018, quando o Canadá se incumbiu da organização.
“Mais uma vez, o Brasil dá um passo à frente, exercendo seu papel de indutor da prática da Ginástica na região. Quem me conhece sabe que sou uma grande entusiasta da GPT, que tem na Gymnaestrada a celebração do nosso esporte em sua essência. Eu me comovo com o caráter democrático e aberto da Ginástica Para Todos. Como o próprio nome diz, trata-se de uma modalidade muito receptiva, aberta ao cidadão comum, a todos que amem o movimento, sem discriminação de idade ou de qualquer outro tipo”, diz Maria Luciene Cacho Resende, a presidente da CBG.
O Colloquium costuma envolver a participação de 30 a 40 países de todo o mundo. “A CBG vem se notabilizando por trazer eventos internacionais importantes. O Colloquium é um deles, e tem um papel fundamental. Ficamos muito felizes por aproximar os países da América do Sul da oportunidade de pensar, discutir e aprimorar a Ginástica”, diz Ricardo Resende, vice-presidente da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG) e da Consugi (Confederação Sul-Americana de Ginástica).
Michele Carbinatto, Coordenadora de GPT da CBG, está empolgada com a realização do Colloquium. “São encontros que se propõem a colaborar para a formação e capacitação profissionais na Ginástica. A cada ano, o Colloquium se renova, com temáticas sempre contemporâneas e necessárias para o desenvolvimento do nosso esporte no mundo. Como o Brasil se destaca por suas pesquisas acadêmicas, criando laços entre a GPT e a ciência, teremos esse tema em discussão pela primeira vez. Posso assegurar que toda a comunidade está ansiosa por esse encontro”.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028