Estágio de Treinamento no Rio prepara atletas para o Pan-Americano da Colômbia

21.03.2024  |    248 visualizações

Interação entre ginastas juvenis e adultos é apontado como fundamental para fortalecimento da Ginástica Artística Masculina

Da Redação (SP) - Chega ao final, neste sábado (23), mais um Estágio de Treinamento de Ginástica Artística Masculina, que reuniu atletas das categorias adulta e juvenil nas instalações do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

O Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, Hilton Dichelli, explica quais são os principais objetivos da atividade. “Uma das finalidades é avaliar nossos atletas antes da convocação para o Campeonato Pan-Americano da Colômbia”, diz o treinador, referindo-se à competição que será disputada na última semana de maio, em Santa Marta. “Esta será a primeira etapa de observação. Faremos a segunda em abril”, diz Dichelli, antes de citar um objetivo bem específico desse período de trabalho na Cidade Maravilhosa. “Vamos também acompanhar o Diogo Soares, que vai participar da etapa de Antália da Copa do Mundo”, finaliza o coordenador técnico do Estágio. Essa competição, no sul da Turquia, começa no dia 29 deste mês. Diogo, já com vaga olímpica assegurada para Paris, utilizará a competição como parte de sua preparação.

Dichelli fez um balanço da participação do Brasil nas primeiras etapas da Copa do Mundo de Ginástica por Aparelhos, realizadas na cidade do Cairo, em Cottbus e Baku. “Os brasileiros encararam grandes desafios nessas três competições e foram crescendo a cada etapa. Um ponto bastante importante foi o retorno de Caio Souza. Está recuperado, mas ainda não se encontra em plena forma. De qualquer maneira, sua presença é muito importante para a Ginástica do Brasil. E o Arthur Nory continua na briga pela vaga olímpica. Trabalhamos a todo vapor para concluirmos, em Doha, esse conjunto de quatro etapas com chave de ouro”.

Além dos objetivos mais imediatos, relacionados à disputa por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, Dichelli aponta os benefícios colhidos pela interação entre juvenis e ginastas da categoria sênior. “Esta troca de experiência é sempre muito produtiva. Vemos os atletas mais novos dividindo espaços e aparelhos com seus ídolos. Isso não tem preço. Eles aprendem muito com o dia a dia dos atletas seniores. Como aquecem, como treinam, como se concentram. É um momento imperdível para eles”. 

Estágio de Treinamento de Ginástica Artística Masculina, Categorias Adulta e Juvenil

Local: Centro de Treinamento Time Brasil – Rio de Janeiro / RJ Período: 17 a 23/03/2024

Ginástica Artística Masculina - Adulto

Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Nory, Bernardo Actos, Caio Souza, Diogo Paes, Diogo Soares, Francisco Barretto, Gabriel Barbosa, Ivan de Oliveira, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Murilo Pontedura, Tomas Florêncio, Yuri Guimarães

Ginástica Artístistica Masculina - Juvenil

Ginastas: Caio Pereira, Caio Silveira, Christian Dorneles, Felipe Silva, Matheus Pochini

Treinadores: Antônio Lameira, Daniel Biscalchin, Leonardo Finco, Lourenço Ritli, Rodrigo Thurler, Vardan Movsisyan

Leia também...
21.04.2024

Ginastas do Brasil emplacaram duas dobradinhas em Jesolo, na trave e no solo

20.04.2024

Caio Souza e Arthur Nory obtiveram pódio nas paralelas e na barra fixa, respectivamente

18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo