Rayan Dutra assegura vaga olímpica nos Jogos de Paris

24.03.2024  |    274 visualizações

Brasileiro ficou à frente de seus principais adversários na corrida pela classificação

Da Redação (SP) - A Ginástica de Trampolim do Brasil acaba de realizar mais uma grande façanha. Neste sábado (23), Rayan Dutra assegurou vaga olímpica para os Jogos de Paris. O ginasta mineiro não avançou à final da etapa de Cottbus, na Alemanha. Porém, como seus concorrentes diretos ficaram abaixo dele no ranking olímpico, Rayan assegurou matematicamente sua colocação.


Cabe destacar que, no ano passado, Alice Helen Gomes já havia conquistado uma vaga para o Brasil graças ao grande desempenho registrado no Mundial de Birmingham, na Inglaterra.
Depois de assegurar vaga na semifinal em Cottbus, Rayan já havia entrado para o grupo dos 24 melhores ginastas da etapa. Neste sábado, o brasileiro ficou com a 16ª colocação, registrando 29,380 pontos. Foi o suficiente para ficar à frente dos competidores que também estavam de olho na vaga – Ángel Hernández, da Colômbia, e Danil Mussabayev, do Cazaquistão. O colombiano obteve a 18ª colocação, com 23,630 pontos. Danil já havia sido eliminado antes da semifinal. O norte-americano Aliaksei Shostak, outro concorrente, avançou à final, somando 59,580 – terminou em quinto lugar.


A etapa de Cottbus foi a última a atribuir pontos para a corrida olímpica. Nas anteriores, Rayan havia somado 40 pontos, o que o posicionou na 13ª colocação. Como existe um limite de duas vagas por país, ele se garantiu entre os nove classificados.


Rayan, que completa 22 anos na próxima sexta-feira (29), já conquistou o melhor presente de aniversário com o qual poderia imaginar. Tido e havido como um grande talento da GTR Brasileira, o jovem belo-horizontino vem em grande ascensão, quando se olha para resultados. No ano passado, já empolgara a torcida brasileira ao conquistar a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Aliás, Rayan se classificara previamente para a competição no Chile, ao ser campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cáli, em dezembro de 2021.


No feminino, Camilla Gomes também mirava a segunda vaga brasileira. Com a nota 17,160, foi a 21ª colocada. Fora da final, não conseguiu alcançar seu objetivo, depois de ter alcançado expressivos resultados em etapas da Copa do Mundo. Já Alice somou 53,400 pontos, o que significou a 15ª posição.

Leia também...
21.04.2024

Ginastas do Brasil emplacaram duas dobradinhas em Jesolo, na trave e no solo

20.04.2024

Caio Souza e Arthur Nory obtiveram pódio nas paralelas e na barra fixa, respectivamente

18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo