Da Redação (SP) - A Ginástica Artística do Brasil teve uma jornada memorável neste sábado (20), no segundo dia de finais da etapa de Doha da Copa do Mundo. O Brasil sai do Catar com duas medalhas de bronze, obtidas por Arthur Nory, na barra fixa, e por Caio Souza, nas paralelas.
Caio, o ginasta de Volta Redonda, a cidade do aço, mostrou sua habitual vontade férrea. Com as forças recuperadas, depois de um afastamento das competições, o experiente generalista marcou 14.566 nas paralelas. Foi a primeira medalha do atleta fluminense desde o seu retorno às competições.
Diogo Soares, que já tem vaga assegurada nos Jogos de Paris, quase emplacou uma dobradinha brasileira. O piracicabano ficou em quarto lugar, com a nota 14.433. Os dois degraus mais altos do pódio foram ocupados pelo filipino Carlos Yulo (15.200) e pelo taiwanês Hung Yuan-Hsi (14.966).
Arthur Nory também brilhou intensamente. O atleta campineiro conquistou o bronze na barra fixa. Em sua série final, chegou a sofrer uma queda, provocada pelo rompimento de seu protetor. Nesses casos, é permitido que o atleta reinicie a série. Na retomada, Nory marcou 14.533.
Nory, campeão do Mundial de Stuttgart-2019 nesse aparelho, concorria a uma das vagas oferecidas via ranking olímpico. O brasileiro necessitava do ouro no Catar e dependia de um insucesso do lituano Robert Tvorogal. O atleta do país báltico, no entanto, conseguiu a nota 14.700, suficiente para lhe dar a prata. O ouro coube ao taiwanês Chia-Hung Tang (15.133).
Nesta sexta-feira (19), Yuri Guimarães ficou em quinto lugar na final do solo (13.933), resultado insuficiente para lhe dar a vaga olímpica.
Encerrada a sequência de quatro etapas que ofereciam pontos para o ranking olímpico (Cairo, Cottbus, Baku e Doha), está definido que a Ginástica Artística Masculina do Brasil será representada, em Paris-2024, por Diogo Soares e por um outro atleta a ser convocado pela comissão técnica.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028