Conjunto compete com coreografias ajustadas em Portimão

09.05.2024  |    229 visualizações

Um ano depois da conquista do primeiro ouro, o Brasil volta ao cenário de consagração

Da Redação (SP) - Destino de férias popular em Portugal, a cidade de Portimão, na região do Algarve, é sinônimo de trabalho e glória para a Seleção Brasileira de Conjunto. Foi na etapa disputada no ano passado na Arena Portimão, que faz parte da World Challenge Cup, que o conjunto comandado pela treinadora Camila Ferezin conquistou sua primeira medalha de ouro numa competição desse nível. A façanha foi na série simples (cinco arcos neste ciclo).

A etapa lusitana servirá como palco de estreia de algumas modificações, como explica a comandante. “Após as duas primeiras competições deste ano (Atenas e Sofia), fizemos alguns ajustes necessários em ambas as coreografias, que nos foram sugeridos pelos árbitros brasileiros Leonardo Pallitot e Ana Carolina Pompeu. Nas últimas semanas trabalhamos muito essas mudanças, e veremos como ficaram aqui em Portimão. Entretanto, não pretendemos mexer em mais nada, apenas alcançar evolução na nossa execução nos treinos, e, consequentemente, nas competições”.

Nos meses que antecedem os Jogos Olímpicos de Paris, o conjunto do Brasil vai observando como se situa em quadra, tendo como parâmetro as performances dos adversários. Na Grécia e na Bulgária, Camila colheu impressões positivas. “Pude observar que nossa Seleção está entre as cinco primeiras do mundo, com chances reais de medalha se acertarmos nossas séries”.

Atravessar o Atlântico, continuar falando português do outro lado e competir perante uma torcida favorável são outros fatores que tornam a permanência naquele país sempre agradável, segundo Camila. Ano após ano, o grupo foi criando mais estima por Portugal, sobretudo após a prolongada estada no ciclo de treinamentos realizado em Sangalhos, durante uma etapa particularmente difícil da pandemia. “É sempre bom estarmos de volta a Portugal. Somos muito bem recebidas aqui, com simpatia e alegria. Nossa torcida aqui é numerosa, e isso nos motiva ainda mais. O desejo é cravar as séries e conquistar medalhas”, resume Camila.

Estão em Portimão as atletas Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Marianna Pinto, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges.

 
 
 
 
 
Leia também...
16.05.2024

Os recursos contribuem para que a entidade realize, pela primeira vez na história do Brasil, um Campeonato Mundial de GR.

13.05.2024

Diogo Soares participará da competição continental na Colômbia

12.05.2024

Conjunto brasileiro deixa Portugal com três medalhas; na véspera, havia conquistado a prata no geral

11.05.2024

Babi e Jojô tornam-se as primeiras brasileiras a alcançar final individual num mesmo aparelho em etapa deste nível na história