Bárbara e Geovanna levam mais brasilidade a Portimão

10.05.2024  |    385 visualizações

Disputas individuais de Ginástica Rítmica em Portugal são promessa de grande espetáculo

Da Redação (SP) - O tablado da Portimão Arena vai receber, a partir desta sexta-feira (10), séries de duas brasileiras cheias de carisma, talento e competência. Geovanna Santos da Silva chegou a Portugal, proveniente da Polônia, em ritmo de realizações. No torneio Gdynia Rhytmic Stars, a explosiva capixaba conquistou prata na bola (31.850) e na fita (30.450) e bronze no arco (31.900). E Bárbara Domingos, mergulhada na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, promete outro show de brasilidade. Sua série de maças, por exemplo, é embalada por “Garota de Ipanema”.

A obra-prima de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes dispensa apresentações, mas nunca é demais lembrar que se trata da segunda canção mais executada da história da música mundial, atrás apenas de Yesterday, composta por Paul McCartney.


Babi e sua treinadora, Márcia Naves, também depositam muita confiança na série de fita, que deu à ginasta três medalhas no ano passado: terceiro lugar nas etapas de Sófia e de Cluj Napoca da Copa do Mundo e primeiro no Grand Prix de Thiais. “Fizemos alguns ajustes na séria. A tendência é termos a Babi competindo cada vez melhor até a Olimpíada”, assinala a treinadora.


Geovanna persegue o ambicioso objetivo de “cravar” as séries, ou seja: executá-las sem erro, como se diz no jargão do esporte. “O resultado na Polônia foi ótimo e nos animou bastante. Foi a primeira competição nossa em 2024, e lá apresentamos duas séries novas; as outras duas tiveram alterações. Posso dizer que foi excelente. Entrar na quadra e cravar quase todas as séries é sinônimo de superação”, declarou Gisela Batista, a treinadora da atleta do Espírito Santo.


Jojô tem boas lembranças de Portimão. No ano passado, sua apresentação vibrante na fita, ainda ao som de “Rajadão”, de Pablo Vittar, fez jus à ovação do público. Uma falha na recuperação do aparelho, no entanto, causou um rebaixamento da nota. Com isso, a brasileira ficou em sexto lugar – mas com a convicção pessoal e reconfortante de ter sacudido as arquibancadas.


As qualificatórias das disputas individuais de GR terão início às 7h (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028