Da Redação (SP) -No último sábado (18), chegou ao final mais um Estágio de Treinamento da Ginástica Artística Feminina do Brasil, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. O terceiro ciclo de preparação do ano se iniciou no dia 12.
O coordenador da Ginástica Artística Feminina da CBG, Francisco Porath Neto, fez um balanço positivo das atividades. “É uma semana em que conseguimos juntar toda a equipe que vai competir no Pan-Americano, tanto o juvenil quanto o adulto. Pudemos fazer o controle técnico e avaliar que a equipe está bem. As atletas puderam se adaptar à marca de aparelhagem que será utilizada lá, que é a mesma que vai equipar o ginásio de Bercy, onde serão disputadas as provas dos Jogos Olímpicos”.
Um dos objetivos do trabalho foi a preparação para o Campeonato Pan-Americano Adulto e Juvenil, que terá início na próxima quarta-feira (22), em Santa Marta, na Colômbia.
“É muito importante para todas essas meninas competirem no Pan. Para as juvenis, é ainda mais, porque no próximo ano quase toda a Seleção Brasileira Juvenil que vai a Santa Marta vai se tornar adulta. É uma boa oportunidade para ganhar experiência, e já estão elevando o nível de dificuldade das séries. Neste ano ainda teremos competições nacionais, além de Sul-Americano e Gymnasiade. Esse calendário bem cheio será importante para a evolução delas”, assinala Porath.
E a semeadura está sendo feita para um grande ano de 2025. “A equipe principal agora está se juntando com as adultas jovens e com as juvenis. Acredito que no ano que vem poderemos montar equipes A, B e C. Em 2026 vamos precisar delas, porque começa o esforço pela classificação focando nos Jogos de 2028”, conclui o coordenador.
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio
Meninas brasileiras alcançam seis finais por aparelhos na primeira competição internacional do ano
Brasileiras treinam sob o olhar experimentado de Maryana Pamukova, treinadora de Boryana Kaleyn, vice-campeã olímpica em Paris
Competição na Bulgária se insere na preparação para o grande objetivo do ano, o Mundial do Rio, em agosto