Natação garante primeiro ouro do Brasil no Pan de Surdos
16.06.2012
| 5 visualizações
Guilherme Maia subiu no lugar mais alto do pódio na prova dos 50 metros borboleta
Praia Grande (SP) - A delegação brasileira já festeja a conquista da primeira medalha de ouro na quinta edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, disputados em Praia Grande (SP). O nadador Guilherme Maia subiu no lugar mais alto do pódio na prova dos 50 metros borboleta. Com o resultado, o atleta garantiu vaga nas Olimpíadas de Surdos, que ocorrerá em 2013, na Bulgária. As disputas da natação, que estão sendo realizadas no Parque Aquático Unisanta, se encerram nesta sábado (16)
O Brasil garantiu outras duas medalhas na natação. Na mesma prova dos 50 metros borboleta, Esdras Coutinho Custódio da Silva ficou em terceiro lugar. Guilherme Maia brilhou mais uma vez ao ficar com a prata nos 200 metros borboleta.
Maia era apontado antes do início do Pan como uma das grandes promessas de pódio do Brasil. Dentro da piscina, o nadador demonstrou a cada braçada o porquê de tanta expectativa em cima de seu desempenho. O atleta ainda competirá nos 50, 100 e 200 metros livres além dos 100 metros borboleta e os revezamentos.
Estreia - O Brasil fez sua estreia também no vôlei feminino e no basquete masculino. As duas equipes foram superadas por seus rivais. As meninas perderam por 3 sets a 0 para o México. No basquete a Argentina levou a melhor, ao vencer por 89 a 68.
Confira os demais resultados do Pan de Surdos:
Vôlei masculino
Venezuela 3 x 0 Argentina
México 3 x 0 Peru
Vôlei feminino
México 3 x 0 Brasil
Argentina 3 x 0 Canadá
Basquete masculino
Venezuela 100 x 42 México
Estados Unidos 105 x 25 Canadá
Argentina 89 x 68 Brasil
Competição - O Brasil sedia pela primeira vez o Pan de Surdos. A competição ocorre em Praia Grande, Litoral Paulista, até o dia 23 deste mês. O evento reúne 700 pessoas de 10 países do Continente. Além do Brasil, disputam a competição Estados Unidos, México, Canadá, Peru, Argentina, Cuba, Guatemala, Costa Rica e Venezuela.
 
São disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.
Organização - A 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos conta com organização da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. A competição tem ainda o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e Força Sindical.
Galeria de Fotos da abertura dos Jogos Pan-Americanos e Surdos. Material em alta resolução.http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos/?p=57735