Brasil e Argentina decidem título do futsal masculino no Pan de Surdos
22.06.2012
| 8 visualizações
Final ocorre neste sábado (23). Duelo encerra competição
Praia Grande / SP - Brasil e Argentina decidem o título do torneio de futsal masculino da 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos. A final ocorre neste sábado (23), a partir das 17 horas, no Ginásio Falcão (Bairro Mirim), em Paia Grande, Litoral Paulista, sede do evento. A partida encerra oficialmente a programação da competição.
Invicto, o Brasil é apontado como favorito à conquista do título. Os dois países já se enfrentaram na primeira fase, quando levou a melhor ao golear por 5 a 1. Mesmo com placar elástico, o duelo foi muito disputado e a rivalidade entre as duas nações era notada a cada lance.
Apesar de já ter vencido o rival, a comissão técnica brasileira acredita que a final será ainda mais equilibrada e decidida nos detalhes. O Brasil conta com alguns bons valores, como o ala direito Guilherme, apontado como principal nome da equipe e grande destaque do futsal no Pan de Surdos.
Vôlei feminino - O Brasil encerrou o torneio de vôlei feminino do Pan de Surdos na quarta colocação. A equipe foi superada pela Argentina na disputa do terceiro lugar, por 3 a 0 (25/13, 25/12 e 25/9). A delegação brasileira participou pela primeira vez da modalidade: "Realizamos um trabalho em cinco dias que normalmente é feito em seis meses. Tenho certeza que nosso elenco demonstrou todo seu potencial ao longo dos jogos. Foi um primeiro passo. Agora é seguir trabalhando para desenvolver o vôlei feminino na comunidade dos surdos", comentou o técnico brasileiro, Francisco Grijalva.
Vôlei masculino - Em um jogo tenso, o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1 no voleibol masculino da 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos. Com o resultado, o Brasil já tem garantida a medalha de prata na competição e a vaga para a Olimpíada de Surdos, em 2013, na Bulgária. Nesta sexta-feira (22), a seleção brasileira disputa o ouro contra a Venezuela, as 20 h, no Ginásio Falcão.
No primeiro set, disputado ponto a ponto, o Brasil fez 27 a 25. No segundo, a Argentina se abateu e o Brasil, mais confiante, chegou a abrir oito pontos à frente no placar, fechando o set em 25 a 20. No terceiro, o Brasil, que começou fazendo 6 a 1, perdendo de 25 a 19. No último set, o Brasil conseguiu se recuperar para vencer por 25 a 19.
Segundo, o técnico Paulo Alexandre Felipe, para o jogo desta sexta-feira contra a Venezuela, é fundamental o Brasil manter a concentração para evitar as oscilações que ocorreram frente à Argentina.
Basquete masculino - Nesta sexta-feira ocorre a disputa da medalha de ouro no basquete masculino. Com cinco vitórias e 100% de aproveitamento na competição, os Estados Unidos enfrentam a Venezuela, a partir das 19 horas, no Ginásio Magic Paula (Bairro Antártica). Na semifinal, os americanos massacraram o Canadá pelo placar de 96 a 37. Já a Venezuela superou a Argentina em um duelo mais equilibrado, com placar de 78 a 65. Os dois finalistas já se enfrentaram na primeira fase e os Estados Unidos levaram a melhor.
Seletivas - Como um evento paralelo à 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, acontece neste final de semana a seletiva nacional de atletas surdos para o Mundial de Lutas, marcado para setembro, na Venezuela. Representantes de diversos estados do País vão disputar as vinte vagas para o mundial nas modalidades de judô, karatê e taekwondo, entre eles, o judoca do Rio de Janeiro Alexandre Soares, que conquistou a inédita medalha surdo-olimpica, em 2009, em Taipei.
A seletiva será realizada no Ginásio da Sejel - Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer da Praia Grande - recentemente reformado para ser um centro de excelência de judô na região. O Ginásio da Sejel fica na Avenida Ministro Marcos Freire, no Bairro Tupi.
No ano passado, o Ministério do Esporte reconheceu a modalidade Surdo-Olímpico. O Técnico do Departamento de Lutas da Confederação Brasileira de Desportos Surdos, Eduardo Duarte - CBDS - espera que com isso sejam direcionados recursos à entidade e, consequentemente, ocorra o repasse para as confederações. "Isso permitirá a promoção do desporto de surdos no país", conclui.
Competição - O evento reúne 700 pessoas de 10 países do Continente. Além do Brasil, disputam a competição Estados Unidos, México, Canadá, Peru, Argentina, Cuba, Guatemala, Costa Rica e Venezuela.São disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.
Organização - A 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos conta com organização da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. A competição tem ainda o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e Força Sindical.
Contatos:
Luiz Carlos Sperandio - (11) 9653-0925
Pedro Sbravatti - (13) 9147-6805
Rosana Ferreira Abreu - (13) 7805-6123