Seleção de Ginástica Artística Masculina treina no México

07.02.2014  |    21 visualizações

Período serve como parte da preparação para importantes campeonatos que os atletas irão participar este ano

Santo André (SP) - O ano começou com bastante trabalho para a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina. Um grupo de 16 atletas está concentrado até domingo (9), em Cancún, no México, desde o dia 29, para treinamentos e intercâmbio com as equipes do Japão e da Grã-Bretanha, visando vários compromissos deste ano e de todo o ciclo olímpico. Este é um período de extrema importância para a modalidade, que irá participar, entre outros campeonatos, do Mundial da China, em outubro, classificatório para o Mundial Pré-Olímpico de 2015. Além disso, o Brasil tem na agenda o Sul-Americano, o Campeonato Pan-Americano e etapas da Copa do Mundo, entre outras competições.

Segundo o coordenador da Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica, Leonardo Finco, que está acompanhando os treinamentos no México, o grupo tem colhido bons frutos destes dias de concentração. "O período em que estamos aqui tem sido muito proveitoso e a troca de experiência com o Japão e a Grã-Bretanha é um dos fatores que contribuem para o sucesso disso. O Japão tem muita tradição, disciplina e conhecimento, além de promissores ginastas de nível internacional. A Grã-Bretanha tem um excelente trabalho a curto prazo e um treinamento de equipe muito forte, no qual temos que nos espelhar", observou.

Entre os atletas convocados, estão alguns com grande experiência internacional, como Arthur Zanetti, Diego Hypolito e Sérgio Sasaki, e outros mais jovens, porém, que já têm conquistado ótimos resultados, como Ângelo Assumpção, Henrique Medina Flores e Caio Souza. Mesmo que cada um deles tenha diferentes objetivos para este ano, os treinamentos tanto em grupo quanto individuais tem fluído muito bem. "O quantitativo é grande e administrar diferentes necessidades não é fácil, porém, sabíamos disso e nos preparamos para atender a todos. Alguns aspectos do trabalho são coletivos e outros individuais, assim podemos evoluir conforme a necessidade. Todos os ginastas vieram com os treinadores que os orientam durante todo o ano e isso, certamente, facilita o trabalho", exaltou o coordenador.

Os atletas e a comissão técnica contam com uma estrutura completa para os treinamentos em Cancún. "Fomos muito bem recebidos aqui no México. Eles têm uma estrutura física muito boa. Isso tudo facilitou bastante nossos treinamentos", encerrou Leonardo.

Os atletas que participam do estágio são Ângelo Assumpção, Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barreto Júnior, Gabriel Barbosa, Henrique Medina Flores, Hudson Miguel, Lucas Bitencourt, Lucas Cardoso, Péricles da Silva, Pétrix Barbosa, Sérgio Sasaki, Victor Rosa e Yannick Santos. Os técnicos são Antônio Lameira, Cristiano Albino, Marcos Goto, Renato Araújo, Ricardo Yokoyama e Vladimir Vatkin. Os fisioterapeutas são Maria Eugênia Ortiz e Raphael Silva. A médica é Ana Carolina Corte.
Leia também...
03.07.2025

Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim

26.06.2025

FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países

22.06.2025

Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil

21.06.2025

Seleção Brasileira Juvenil de Conjunto é vice-campeã no All Around no Campeonato Mundial da categoria, na Bulgária