CBG recebe visita de representantes do Projeto Construindo a Memória Olímpica Brasileira
17.02.2014
| 11 visualizações
-
Mariza Vilela e Maria Holanda Avril e a presidente da CBG, Luciene Resende
Divulgação
-
Mariza Vilela e Maria Holanda Avril e representantes da CBG
Divulgação
Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com a Memória Olímpica desenvolve projeto que visa identificar e catalogar peças históricas de cada modalidade
Santo André (SP) - A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) recebeu na semana passada, na sede da entidade, em Aracaju (SE), a visita de duas representantes do Projeto Construindo a Memória Olímpica Brasileira, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com a Memória Olímpica. No ano passado, representantes de 17 confederações participaram do lançamento, no auditório do COB, entre elas, Mércia Guimarães, da CBG. A visita faz parte das ações do projeto, que visa identificar e catalogar peças consideradas históricas para se criar uma rede de acervos que identifiquem a história da entidade.
A trabalho que está sendo realizado em parceria com todas as confederações olímpicas, serve para esclarecer melhor a necessidade da preservação do acervo e para identificar quais materiais são relevantes para a instituição. O acervo pode contar com uniformes, medalhas, troféus, pins, peças comemorativas e também materiais tridimensionais, entre outros. Além disso, existe a orientação de como preservá-los, cadastrá-los e identificá-los da melhor forma. Livros, documentos, publicações, fotos e vídeos históricos também devem ser identificados e catalogados, com o objetivo de facilitar a pesquisa sobre o tema.
"Essa é uma iniciativa de extrema importância, pois a memória do esporte deve ser preservada. Iremos buscar os materiais que devem entrar neste acervo para que as conquistas e feitos da ginástica sejam sempre lembrados", destacou a presidente da CBG, Luciene Resende.